Gelson Fernandes da Luz, conhecido como Chiquinho, nasceu em 24 de julho de 1974, no município de Jequitaí/MG. Reside em Várzea da Palma desde os seis anos de idade.
Iniciou seus estudos na Escola Estadual Joaquim de Paula Ferreira, passando posteriormente pela Escola Nossa Senhora de Fátima — que mais tarde se tornou Escola João Monteiro — e pela Escola Estadual Emília de Paula. No entanto, devido às dificuldades que enfrentou na vida, não conseguiu concluir os estudos.
Perdeu o pai aos 14 anos e, à época, tentou conciliar o trabalho com os estudos, o que não foi possível naquele momento. Trabalhou vendendo chup-chup, picolé e roupas, sempre com dedicação e esforço. Ao longo da vida, teve a oportunidade de trabalhar ao lado de pessoas incríveis que marcaram sua trajetória, como Rita (Tachinha), Loro e Antônio Neto. Também atuou na empresa Rima, em casas de festas e, na construção civil, ao lado de seu irmão Jadir, em Brasília.
Aos 17 anos, conheceu Geiza, com quem se casou aos 25. Dessa união, nasceram suas duas filhas: Láyza e Lara.
Aos 38 anos, decidiu ingressar na política e, em 2012, foi eleito vereador pelo Partido Verde (PV), com 628 votos, exercendo seu primeiro mandato de 2013 a 2016. Na eleição seguinte, obteve 528 votos, mas não se reelegeu. Esse período fora da vida pública lhe trouxe novas experiências e reflexões. Apesar da intenção inicial de não retornar à política, foi incentivado por amigos e familiares a continuar sua trajetória.
Filiou-se ao PDT e retomou sua atuação política de forma discreta e comprometida. Em 2020, com o apoio do seu grupo político, que sempre o incentivou, foi novamente eleito vereador, com 660 votos, para o mandato de 2021 a 2024. Em 2024, renovou seu mandato pela terceira vez, agora pelo partido Avante, com 542 votos.
Como parlamentar, Chiquinho tem como missão continuar trabalhando com seriedade e dedicação pelo bem da população e pelo desenvolvimento de Várzea da Palma, buscando sempre fazer a diferença como político varzeapalmense.