VEREADORES SE REÚNEM COM GERENTE DA COPASA PARA DISCUTIR O ABASTECIMENTO DE ÁGUA

 

Publicado em: 05/04/2025 09:00

Whatsapp

 

Vereadores de Várzea da Palma se reúnem com Gerente da Copasa para discutir melhorias no abastecimento de água e esgotamento sanitário

Nesta segunda-feira (31/03), os vereadores da Câmara de Várzea da Palma se reuniram com o Gerente da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), Warlen Romen Rodrigues. O encontro teve como pauta principal a busca por soluções para a melhoria do abastecimento de água e do esgotamento sanitário na cidade. Os parlamentares expressaram preocupação com as constantes reclamações da comunidade e cobraram soluções mais eficazes para os problemas relatados.

 

Impacto da falta de energia no abastecimento de água

Durante a reunião, Warlen Rodrigues destacou que um dos principais desafios enfrentados pela Copasa é a falta de energia elétrica, essencial para o bombeamento da água e sua distribuição. Explanou que, quando há interrupção no fornecimento de energia, os bairros mais afastados, como Pedras Grandes, Nova Esperança e Jardim América, são os mais afetados com a falta d’água, pelo fato do sistema de abastecimento ser feito em marcha, o que faz com que o tempo para o restabelecimento de água nesses locais seja maior, quando há o retorno da energia. Além disso, ressaltou que a aquisição de um gerador para suprir essa demanda é inviável devido ao alto custo, impossibilitando sua implantação nos municípios.

 

Investimentos para melhorias no abastecimento

Os vereadores questionaram a Copasa sobre soluções concretas para evitar a falta d'água, especialmente em bairros mais afetados. O responsável pela empresa no Município ressaltou que a Copasa tem realizado investimentos constantes para atender ao crescimento populacional da cidade. Somente no ano anterior, foram instalados 1.200 metros de rede no Bairro Nova Esperança. Ele enfatizou a necessidade da população possuir reservatórios de água para minimizar os impactos das interrupções no abastecimento e solicitou o apoio do Poder Público para fornecer reservatórios às famílias carentes que não têm condições de adquiri-los.

Outro ponto abordado foi o projeto da Copasa para melhorar o abastecimento de água no Bairro Nova Esperança e regiões circunvizinhas. Os edis foram informados sobre pedido apresentado pela empresa ao Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais para a liberação de uma área de servidão do DER MG, permitindo a instalação temporária de um Booster Container por até 12 meses, visando a melhoria do abastecimento na referida região, enquanto obras definitivas são executadas. Também foi anunciada a construção de um novo reservatório para atender ao Bairro Jardim América.

 

Ligações de esgoto e problemas de refluxo na rede

Atualmente, Várzea da Palma possui 14.000 ligações de água, sendo que apenas 5.500 estão conectadas à rede de esgoto. Os vereadores destacaram que muitos munícipes deixam de realizar essas ligações devido ao aumento expressivo nas contas de água. O Gestor da Copasa explicou que a taxa de esgoto corresponde a 74% do valor da conta de água, mas justificou que esse custo é essencial para a manutenção dos serviços. E acentuou a importância desse procedimento para a melhoria do saneamento básico, ressaltando que os benefícios do esgotamento sanitário justificam o valor cobrado, pois contribuem diretamente para a saúde pública e a preservação do meio ambiente.

Sobre o refluxo de esgoto, o profissional expôs que o problema ocorre principalmente devido ao mau uso da rede por parte da população, com ligações indevidas de água pluvial. Segundo ele, a Copasa notifica os moradores para corrigir tais problemas, mas que a empresa enfrenta dificuldades para fiscalizar todas as ocorrências, pelo fato de seus agentes não terem acesso ao interior das residências.

 

Atendimento ao consumidor e tarifas sociais

Concernente às reclamações de hidrômetros registrando passagem de ar como consumo de água, o representante da Copasa esclareceu que os equipamentos atuais possuem dispositivos que impedem tal registro. Ele pediu o apoio dos vereadores para orientar a população a buscar a agência local em caso de dúvidas sobre as faturas ou dificuldades de pagamento. Também reforçou a necessidade de divulgação da existência de benefício tarifário para famílias inscritas no CadÚnico, permitindo que mais pessoas tenham acesso ao desconto nas contas de água.

 

Regularização fundiária e ampliação da rede de esgoto

Quanto à instalação de rede de saneamento na comunidade Paraisópolis, foi explicado que a região ainda não está regularizada pelo Município, mas que, assim que for regulamentada, a Copasa executará as ligações necessárias. Já em relação à falta de rede de esgoto em Guaicuí, os parlamentares obtiveram informações de que a área não foi incluída no contrato firmado com o Município e que ajustes seriam necessários para viabilizar essa inclusão.

 

Impactos ambientais e medidas sustentáveis

Os impactos ambientais também foram discutidos, com ênfase na necessidade de combater o desmatamento, especialmente em áreas de nascentes, para evitar a seca de rios e córregos. Os vereadores e o Gerente destacaram a importância da Copasa e do Poder Público trabalharem juntos em iniciativas para mitigar esses impactos, como o plantio de árvores e a construção de pequenas barragens para conservação da água.

 

Audiência pública e comprometimento dos Vereadores

Ao final da reunião, o Presidente da Câmara enfatizou a necessidade de ampliar o debate com a sociedade e anunciou que pretende agendar audiência pública para aprofundar a discussão sobre os problemas enfrentados pelos munícipes com relação a saneamento básico e conscientizar a população sobre sua responsabilidade na melhoria desse serviço.