Moradores de Guaicuí reivindicam em reunião ordinária melhorias para o Distrito

Publicado em: 08/05/2018 06:26 | Autor: Gleides Arlet

A reunião ordinária realizada no dia 20/03 no Distrito de Guaicuí foi marcada por protestos dos moradores em relação à precariedade dos serviços públicos prestados na localidade.

Na tribuna, em espaço cedido pelo Presidente da Câmara Thales Emílio, foi relatado problemas no tocante a saúde, falta de limpeza e manutenção nas estradas.

Segundo a Senhora Maria Neves, habitante da Comunidade de Porteiras, a situação do local é lastimável, com mato nas ruas, sem médico para atender diariamente e sem veículo para transportar pacientes, relatando ainda que a estrada da comunidade está transitável graças à Fazenda Mantiqueira. Na ocasião, a moradora de Porteiras rogou aos Edis que visitem as comunidades, bem como a elaboração de projeto visando à criação de cooperativa que possa gerar emprego para as mulheres da região.

Outro munícipe da localidade que reiterou a ineficiência dos serviços públicos foi o Senhor José Luís, dizendo faltar apoio por parte da Administração para a festa tradicional da comunidade e investimentos na área de lazer. De acordo com o Senhor Luís os moradores precisam utilizar os campos de futebol das fazendas para terem algum lazer, visto que não há revitalização do campo de futebol da comunidade. Na oportunidade, o morador questionou aos parlamentares se há no Legislativo a previsão de projeto de incentivo para que estas empresas permaneçam na região, tendo o Presidente informado em aparte que os projetos de leis que geram gastos para o Município têm que ser de ordem do Executivo, visto que o Legislativo não tem a prerrogativa de apresentar este tipo de matéria.

O Gerente da Fazenda Mantiqueira, Senhor Erasmo, também explanou sobre as dificuldades de trafegabilidade nas estradas da região, assim como falou da importância de haver uma parceria com o Poder Público para que o problema seja solucionado. “Se a empresa continuar tendo que realizar serviços públicos, inclusive de manutenção das estradas, a mesma irá fechar, assim como ocorreu com muitas no Brasil”, ressaltou Erasmo.

Para o Presidente Thales Emílio, autor da Indicação postulando a reunião itinerante em Guaicuí, o objetivo era justamente oportunizar a estas pessoas ter um contato direto com o Legislativo e ouvir os seus anseios.

No uso da palavra, os vereadores manifestaram que Guaicuí enfrenta sérios problemas de gestão, relatando que o Administrador local não é encontrado na região, e que inclusive não atende às solicitações dos Edis. Também enfatizaram que o Legislativo tem fiscalizado, e feito as indicações reivindicando melhorias para o Distrito, porém o Prefeito diz faltar recurso.

Conforme destacou Thales Emílio, doze vereadores solicitaram ao Prefeito, através de ofício datado de 24/03/2017, a mudança na gestão do Distrito, considerando os inúmeros problemas relativos à má administração local, e não obtiveram êxito. “Serviços básicos como a capina, não são realizados por negligência do Administrador Fabrício”, asseverou o Presidente.

Em suas considerações finais, Thales Emílio enfatizou que a reunião de Guaicuí foi uma das melhores que pode participar, salientando serem válidas as críticas construtivas, e que é necessário haver uma mobilização social em prol de mudanças.

Na sessão foram aprovadas 05 Indicações de melhorias ao Executivo:

01 Indicação de autoria do vereador Leopoldo Manoel de Araújo, solicitando o patrolamento da estrada rural que liga o Assentamento Corrente até o Distrito de Guaicuí, bem como às Comunidades de Mãe D’água e Rompe Dia;

01 Indicação da lavra do vereador Rodrigo Aguiar Dalla Bernardina, postulando a realização de limpeza nas ruas da Comunidade de Porteiras;

02 Indicações de autoria do vereador Reginaldo Sales Martins de Brito, requerendo a realização de operação tapa buraco na Rua Alameda das Acácias, em frente ao Cemitério Velho e a retirada dos eucaliptos localizados na Rua Sete, em frente ao nº 690, Bairro Nova Esperança;

01 Indicação da lavra do vereador Marciano de Medeiros Lima, solicitando a construção de quadra coberta de futsal no Distrito de Guaicuí.