Vereadores solicitam ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti em primeira reunião ordinária de 2016

Publicado em: 22/02/2016 09:08 | Autor: Gleides Arlet

A preocupação com uma epidemia de dengue, chikungunya e zika, vírus transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti, tomou grande parte da discussão da primeira reunião ordinária do ano do Legislativo, realizada nesta segunda-feira, na Câmara de Várzea da Palma.

O tema foi pautado pelo Vice-Presidente da Câmara, vereador Márcio Sanguinette. Através de Requerimento nº 01/2016, o parlamentar solicita que a Secretaria Municipal de Saúde preste esclarecimentos sobre as providências que estão sendo tomadas no combate aos mosquitos, bem como de que forma o Legislativo poderá auxiliar no enfrentamento ao Aedes aegypti. “Esse requerimento se faz necessário haja vista que os efeitos do vírus zika - que pode estar causando microcefalia em bebês - está se mostrando devastador. É preciso orientar e proteger nossa população” asseverou o vereador.

Em pronunciamento, o vereador Agnaldo Costa comentou sobre as ações individuais para o combate aos mosquitos transmissores de doenças. “A forma mais eficiente de controlar as consequências do Aedes aegypti é por meio da eliminação dos focos da sua reprodução. A população deve estar atenta evitando deixar expostos recipientes que possam acumular água”, pontuou.

Os vereadores Eremar Zoqueu e Ricardo Pereira também solicitaram ao Executivo Municipal providências urgentes frente ao problema.

De acordo com o Edil Edmar Pereira são poucos os casos de dengue em Várzea da Palma. O parlamentar sugeriu que seja encaminhado convite à Secretária Municipal de Saúde para comparecer nesta Casa para prestar esclarecimentos sobre o assunto.

Constituídas as Comissões Permanentes para o exercício de 2016

Outro destaque da reunião ordinária foi a formação das Comissões Permanentes para o exercício de 2016. Conforme preveem os artigos 48 a 51 do Regimento Interno da Câmara de Várzea da Palma as Comissões Permanentes são constituídas anualmente, através de sorteio, no expediente da primeira sessão ordinária. Tem por objetivo estudar e emitir parecer sobre os assuntos submetidos a seu exame.

O sorteio para a constituição das Comissões Permanentes foi procedido pelo Presidente do Legislativo, ficando com a seguinte composição:

Comissão de Justiça e Redação:

Presidente: Erasmo Rodrigues Diniz

Vice-Presidente: Thales Emilio Pimenta Modesto

Relator: Elcivander Batista de Oliveira;

Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária:

Presidente: Márcio Sanguinette

Vice-Presidente: Edmar Pereira de Oliveira

Relator: Agnaldo Costa Lima;

Comissão de Administração Pública:

Presidente: Ricardo Pereira dos Santos

Vice-Presidente: Otávio de Souza Junior

Relator: Adelino Barboza da Rocha.

Ruas esburacadas serão recapeadas após período chuvoso

A quantidade de buracos pelas ruas da cidade se multiplicaram em decorrência da grande quantidade de chuvas que caíram neste início de ano. Preocupados com os transtornos causados pelos buracos, parlamentares solicitaram às autoridades que realizem obras para amenizar os problemas. O Presidente da Casa informou que de acordo com o Prefeito as ruas do Município serão restauradas após o período de chuvas.

Vereador relata precariedade de serviços públicos em Guaicuí

O vereador Elcivander Batista de Oliveira utilizou a tribuna para solicitar melhorias para o Distrito de Guaicuí, que segundo o Edil, sofre com a falta de serviços básicos de infraestrutura. O parlamentar convidou a população e os demais vereadores para visitarem o distrito e verificarem o caos em que o mesmo se encontra, cujo lixo e mato estão invadindo as ruas, ressaltando o problema com a falta de iluminação pública. Rogou ao Executivo que verifique a situação caótica em que se encontra o Distrito de Guaicuí, solicitando inclusive a nomeação de um administrador competente para a comunidade.

Serviços de iluminação pública serão normalizados

O Prefeito Eduardo Monteiro anunciou em entrevista divulgada no site oficial da Prefeitura de Várzea da Palma que a partir deste mês a empresa CELT será a responsável pela troca de lâmpadas e reatores no Município. Segundo Eduardo, a expectativa é de que estes serviços em breve estejam normalizados. Os vereadores Ricardo Pereira e Gelson Fernandes abordaram o assunto na sessão ordinária desta segunda-feira. Disseram que a nova empresa deverá prestar um serviço de qualidade e que a mesma precisa ser cobrada neste sentido.