Sétima reunião ordinária da Câmara Municipal aborda temas como falta de iluminação pública, segurança pública e problema

 

Publicado em: 15/04/2013 08:41 | Autor: Vanderli Pereira

Whatsapp

 

Em reunião ordinária ocorrida no último dia 08/04, a Câmara Municipal contou com a ilustre presença do Tenente da 260ª Cia de PMMG, Senhor Márcio Vítor Lopes Pereira, que na oportunidade discorreu sobre a segurança pública no Município e cobrou maior participação popular nas sessões legislativas.


O Tenente Márcio Vítor citou que a falta de iluminação pública aumenta a incidência de práticas ilícitas e prejudica a qualidade de vida da população. “Se o cidadão sai na porta de sua residência e verifica algo diferente, enxergou porque estava claro e quando isso não ocorre a pessoa fica mais vulnerável e a deixa em condições de ser atingido por algum agressor ou por alguém que queira algo de negativo”, afirmou o Tenente.


Outro assunto abordado pelo Tenente foi em relação à criação da Guarda Municipal, expondo que além de auxiliar nos trabalhos das polícias no Município, também irá resguardar os prédios públicos, bem como o cumprimento das leis municipal. Mas, ressaltou que o projeto exige análise no tocante ao impacto financeiro, tendo em vista a lei de responsabilidade fiscal, que deverá ser observada pelo Executivo.
Parabenizou os jogos estudantis que foram realizados no mês de março. Disse que a prática desportiva além de proporcionar à juventude qualidade de vida, afasta o jovem de práticas que atentam contra a sua integridade.


No encerramento, agradeceu a oportunidade e elogiou os trabalhos da Casa Legislativa, quanto à organização e ao comprometimento dos Edis com os anseios da população, manifestado através das cobranças de melhorias para o Município.

Ordem do Dia:

Entraram em Competência da Casa e foram distribuídos às Comissões Permanentes os Projetos de Leis nº 08/2013, que “Dispõe sobre a contribuição para custeio do serviço de iluminação pública, e dá outras providências”; 09/2013, que “Dispõe sobre Autorização de Transferência de Recursos Financeiros, e dá outras providências” e o Projeto de Decreto Legislativo nº 02/2013, que “Concede Título de Cidadão Honorário ao Senhor Oliveiros Esteves Ramalho”.

Indicações e Requerimentos:

Iluminação e Poda de Árvores
:

O vereador Heliaquim Pereira Lima, solicitou através da Indicação nº 45/2013, a iluminação dos postes localizados no início da Avenida Getúlio Vargas, no Bairro Nossa Senhora de Fátima e a poda das árvores do local. O autor da Indicação justificou o pedido discorrendo sobre a insegurança gerada pela falta de iluminação dos citados postes. Disse que somente na semana anterior foram registrados seis assaltos no Bairro. Em relação à solicitação da poda das árvores, de acordo com o Edil as mesmas estão tomando conta da Avenida Getúlio Vargas, dificultando a visão dos motoristas e servindo de esconderijo para assaltantes. Cobrou ainda a revitalização dos canteiros da Avenida supramencionada. O vereador Erasmo Diniz manifestou o seu apoio à Indicação e comentou que o Presidente da Casa ficou de enviar um ofício ao Agente Comercial da Cemig, João Carlos da Luz, pedindo informações referentes à matéria que foi veiculada pelo Jornal A Semana, dizendo que o consumidor poderá requisitar através do 116 reparos na rede de iluminação pública.

Pontos de Ônibus em Guaicuí


Através da Indicação 46/2013, o Presidente da Casa, Adelino Barboza da Rocha, requisitou a instalação de 05 (cinco) pontos de ônibus no Distrito de Guaicuí, sendo 02 (dois) na comunidade de Porteiras, 01 (um) no Bairro Bandeirantes e 02 (dois) no Centro de Guaicuí.

Terreno para depósito de entulho, Criação da Guarda Municipal e do Sistema de Monitoramento Olho Vivo.

O vereador Erasmo Rodrigues Diniz, solicitou da Administração Municipal, através das Indicações 47 e 48/2013, a concessão de um terreno que possa ser utilizado pelos carroceiros para depósito dos entulhos que são recolhidos na cidade, a criação da Guarda Municipal e a instalação do Sistema de Monitoramento Olho Vivo, que visa à instalação de câmeras de segurança em pontos estratégicos da cidade, visando coibir a criminalidade. No tocante a Indicação de nº 48/2013, o autor da mesma expôs que a criação da Guarda Municipal e a instalação de câmeras de segurança irão auxiliar as polícias do Município no combate a criminalidade, aumentar a segurança dos munícipes e inibir práticas ilícitas. Elogiou os trabalhos da Polícia Militar de Minas Gerais, afirmando ser a melhor polícia do Brasil. De acordo com o vereador, apesar dos esforços da PM, que busca ao máximo zelar pela segurança do cidadão, o Estado não oferece condições dignas de trabalho a estes profissionais, que possuem baixos salários, trabalham com número reduzido de policiais e possuem viaturas velhas e quebradas. O vereador Agnaldo Costa parabenizou a proposição do vereador, dizendo que é um projeto interessante para a cidade. O vereador Otávio de Souza comentou que certamente a Prefeitura não terá condições de estar realizando sozinha o projeto Olho Vivo, propondo que o mesmo seja realizado com o auxílio do Tenente Vítor e com a participação das empresas, considerando que são as mais interessadas no assunto.

Falta de água no Bairro Nova Esperança e Funcionamento de Poço Artesiano.

O vereador Agnaldo Costa propôs as Indicações de nº 49 e 50/2013, solicitando providências do Senhor Prefeito junto à COPASA, visando solucionar o problema de abastecimento de água nos Bairros Nova Esperança e Pedras Grandes e, ainda reivindicando o funcionamento do poço artesiano situado no terreno da Senhora Maria José Machado, na região da Fazenda Pedras Grandes. Relatou que muitas pessoas do Bairro Nova Esperança não possuem caixas d’águas em suas residências, e a falta de abastecimento de água, comumente ocorrida dentre os horários de 18 as 23 horas, acaba se tornando um grande transtorno para estes moradores, que são em sua maioria trabalhadores rurais, que chegam do trabalho a partir das 17 horas e muitas vezes não encontram água para realizar até mesmo a higiene pessoal. “Quem sabe uma caixa d’água já resolveria o problema da falta de água naquela comunidade”, comentou o vereador. Concernente à Indicação de nº 50/2013, o autor da proposição pediu ao Executivo que desse início ao funcionamento do poço artesiano localizado na região da Fazenda Pedras Grandes, ressaltando que o mesmo irá atender aproximadamente vinte famílias circunvizinhas. Disse que os moradores compraram os canos e fizeram a instalação dos mesmos a longas distâncias, reclamando que até hoje não foram beneficiadas com a ativação do referido poço.

O Presidente da sessão, Otávio de Souza, encerrou a reunião ordinária, convidando a população para participar da próxima sessão legislativa que será realizada no dia 15.04 às 19 horas.

 

Imagens