Secretário de Saúde comparece à Câmara para esclarecer sobre a saúde em Várzea da Palma

Publicado em: 23/04/2010 11:00 | Autor: Pedro de Oliveira

O gestor da Saúde local e Secretário Municipal Sr. Deusdeth de Oliveira Silva esteve na última reunião da Câmara, dia 19.04, prestando contas da sua pasta e respondendo as perguntas dos vereadores.  O secretário entrou no plenário da Câmara protegido por 4 seguranças particulares.

Como se sabe, a questão da saúde em Várzea da Palma vem merecendo um rol de reclamações da população, constantemente chegam denúncias as mais diversas relatando falhas no atendimento da saúde tanto nos ESF (antigos Acolheres) e também no Pronto Atendimento Municipal.

O Secretário agradeceu a oportunidade e ressaltou as dificuldades que os gestores de saúde encontram devido a falta de profissionais para suprir as necessidades da população. Informou que 95% dos aprovados no processo seletivo já foram contratados. Mencionou algumas denúncias enviadas a esta Casa, fazendo os esclarecimentos necessários.

Salientou a proliferação da dengue, frisando não ser um problema específico de Várzea da Palma e que as providências estão sendo tomadas. Disse da construção da Unidade de Saúde do Bairro Nossa Senhora de Fátima e da inauguração (mais uma vez) do Hospital Microrregional.

Disse que a saúde está avançando, mas reconhece que está longe de ser o ideal para atender os anseios da população, ressaltando que espera contar com o apoio do Presidente desta Casa e dos vereadores para melhorar a saúde em nossa cidade.

O Presidente Ataides Ribeiro afirmou que várias informações solicitadas referente à saúde através de requerimentos não foram respondidas até o presente momento.

O vereador Kleber Mauro afirmou que os membros da Comissão Legislativa nomeados para levantar problemas da Saúde não puderam realizar seu trabalho sendo impedidos pelos administradores das unidades de saúde que se negaram a fornecer dados e informações.

O Presidente encerrou a reunião dizendo que os vereadores não precisam de autorização para exercer suas funções de fiscalizar porque isso é previsto na Lei Orgânica e Regimento Interno e espera maior colaboração dos secretários municipais.