PREVENÇÃO E COMBATE À DENGUE EM PAUTA NO LEGISLATIVO

 

Publicado em: 31/03/2023 10:08

Whatsapp

 

PREVENÇÃO E COMBATE À DENGUE EM PAUTA NO LEGISLATIVO

Câmara e Secretarias de Saúde, Infraestrutura e Desenvolvimento Social se reúnem para pontuar ações para enfrentamento do problema no Município.

Na manhã do dia 17/03/2023 foi realizada no Legislativo reunião dos parlamentares com representantes das Secretarias de Saúde, Desenvolvimento Social e de Obras e Infraestrutura para tratar sobre as ações de combate à dengue e demais arboviroses no Município.

O índice de infestação do vetor Aedes aegypti e o aumento das notificações de casos de dengue e chikungunya em Várzea da Palma fizeram com que o Município fosse classificado em situação de alto risco para a ocorrência de uma epidemia. Preocupado com esse cenário, o Presidente da Câmara promoveu a reunião com intuito de obter informações das Secretarias Municipais, sobretudo da Saúde e do Setor de Vigilância em Saúde, no tocante às medidas que estão sendo adotadas pela Prefeitura para enfrentamento da problemática.

Participaram da reunião, o Presidente da Câmara, vereador Adaide Antônio Duarte, os vereadores Gelson Fernandes da Luz, Leopoldo Manoel de Araújo, Ricardo Pereira dos Santos e Welington da Fonseca Gonçalves, o Diretor do Legislativo, Senhor Vladmir Mota, a Assessora Jurídica da Câmara, Dra. Adriana Lúcia, a Assessora Parlamentar, Gleides Arlet, a Assessora de Gabinete, Sra. Janaina Silva Aguiar (representando o vereador Roberto Lopes Pinto), a Secretária Municipal de Saúde, Sra. Eliane Francisca Lima de Almeida, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Social, Sr. Miguel Henrique dos Santos, a Coordenadora de Vigilância em Saúde, Sra. Kênia Viana da Rocha, o Subsecretário de Infraestrutura, Sr. Wander Lúcio José Machado e o Diretor de Limpeza Urbana, Sr. Valdinei Gomes dos Santos.

De acordo com os dados divulgados pela Coordenadora de Vigilância em Saúde, coletados em 15/03/2023, o Município registrou 270 casos confirmados de dengue, estando ainda em análise 584 ocorrências. Em relação à chikungunya, foram 14 confirmações do vírus e 110 casos prováveis de infecção. Segundo a pesquisa, não foi registrado caso de zika vírus na cidade.

A Gestora da Saúde informou que o Município obteve no último LIRAa (Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti) o resultado de 3,7% de infestação (tomando como base o período de janeiro 2023), o que classificou a cidade em situação de médio risco para transmissão das arboviroses. O LIRAa, além de revelar o índice de infestação no Município, identifica as áreas da cidade com maior ocorrência de focos do mosquito e os seus criadouros. Eliane explicou que o estudo apontou os bairros Paulo VI, Progresso, Jardim América e Pinlar com índice de infestação mais alto em relação aos demais bairros da cidade e informou que a partir desse levantamento foram intensificadas as ações principalmente nas regiões com maior presença do vetor.

Entre as medidas divulgadas estão: aspersão de inseticida nos domicílios dos quarteirões notificados, realização de visitas domiciliares pelos Agentes de Controle de Endemias para eliminação dos focos do Aedes, tratamento de inservíveis e orientações, realização de reunião técnica mensal para planejamento, aprovação do Plano de Contingência, instalação de sombrites em reservatórios de água, decretação de situação de emergência em saúde pública no Município em razão da dengue e chikungunya e contratação do carro de fumacê com recursos próprios do Município, considerando a falta dos inseticidas que são disponibilizados pelo Ministério da Saúde para a realização da nebulização em UBV (Ultra Baixo Volume) por meio de bomba costal e veicular.

Importância da participação de todos no combate à Dengue

Para conscientizar a população sobre a importância de sua participação no combate à dengue, a Secretária de Saúde ressaltou que foram promovidas campanhas, blitz educativa, sensibilização através da rádio e das redes sociais, mobilização em escola municipal, ação integrada com outros órgãos e projetos para divulgação social e conscientização da comunidade no tocante à necessidade de todos colaborarem eliminando os focos desse mosquito em suas residências, que está cada vez mais resistente e hoje se procria não somente em água limpa.

Dificuldades Enfrentadas

Apesar das medidas de contenção de transmissão das arboviroses e das campanhas de conscientização promovidas pela equipe de Saúde, os servidores apontam que o principal problema enfrentado pela Secretaria ainda é a falta de participação e de cooperação dos munícipes, considerando que 80% dos focos do mosquito são encontrados nas residências, por falta de cuidados básicos dos moradores, que não mantém os seus quintais e os bebedouros de animais devidamente limpos e os reservatórios de água tampados.

Para mudar essa conjuntura, os presentes explanaram ser imprescindível a realização de campanhas educativas nas escolas, a fim de que, por meio das crianças, sejam trabalhados valores culturais e comportamentais para a transformação social e consciência pública de que todos são responsáveis no processo de construção de uma cidade melhor.

Superlotação da UPA

Outro tema que foi abordado na reunião foi sobre a superlotação na UPA – Unidade de Pronto Atendimento. Os parlamentares relataram que têm recebido várias reclamações da população no tocante ao assunto. A Secretária de Saúde expôs que uma das causas da problemática é a infestação de dengue na cidade, ressaltando que já foram adotadas medidas para diminuir o fluxo de pacientes na Unidade, uma vez que aos sábados e domingos os pacientes com sintomas da doença têm sido direcionados para o Centro de Atendimento de Casos Suspeitos de Dengue criado pela Secretaria (nos demais dias da semana, esses atendimentos são realizados no horário de 13 as 17 horas nos PSFs). Adicional a isso, está relacionado também ao fato do local receber grande número de pessoas que não apresentam quadro de urgência e emergência, que seriam os serviços de média e alta complexidade, próprios dessas unidades.

Outras ações propostas

Uma próxima reunião será agendada com a assessoria jurídica do Executivo no intuito de que seja analisada a viabilidade de inserir mudanças no Código de Obras e Posturas Municipal, que possibilitem ao Poder Público agir com mais rigor nos casos de descumprimento de normas sanitárias, que tragam riscos para a saúde pública.

Ademais, a convite do Presidente da Câmara, a Secretária de Saúde participará de reunião plenária para fazer a divulgação de dados e informações relativas à epidemia, bem como reforçar que o enfrentamento do Aedes aegypti é uma tarefa contínua e coletiva e que, além do trabalho realizado pelo Estado e Municípios, é fundamental a colaboração e apoio de toda população nesse processo.


Imagens