Câmara elege Mesa Diretora para o biênio 2023/2024

Publicado em: 02/08/2022 11:47 | Fonte/Agência: Câmara Municipal de Várzea da Palma

A Câmara Municipal de Várzea da Palma elegeu na reunião ordinária realizada nesta segunda-feira (1º/08/2022) os integrantes da Mesa Diretora que irá conduzir as atividades da Casa nos dois anos finais da 17ª Legislatura.

A eleição contou com a participação de todos os vereadores, que elegeram por maioria de votos a chapa 01. Concorreram à Mesa Diretora duas chapas:

A Chapa 01, vencedora com 08 votos, composta pelos vereadores Adaide Antônio Duarte – Presidente, Ricardo Pereira dos Santos - Vice-presidente, Robson Antônio Gomes – Secretário e Thales Emílio Pimenta ModestoTesoureiro, obteve no pleito oito votos; e a Chapa 02, formada pelos parlamentares Gelson Fernandes da LuzPresidente, Neri Freitas dos Santos FilhoVice-Presidente, Leopoldo Manoel de AraújoSecretário e José Roberto Soares de FariaTesoureiro, obteve cinco votos.

Após a vitória no sufrágio, Adaide agradeceu a Deus a conquista, aos seus familiares e eleitores o apoio, aos pares a confiança depositada e ao ex-presidente da Casa, vereador André Nascimento de Souza, in memorian, o incentivo fundamental para efetivação de sua candidatura. O parlamentar parabenizou a chapa concorrente pela disputa e elogiou a forma democrática como fora conduzida o pleito. Ressaltou também em seu discurso a importância da Câmara estar unida nos trabalhos da Casa. “Devemos trabalhar em conjunto por um bem maior, em prol do Município”, afirmou.

O vereador fez homenagem póstuma ao seu irmão Ataídes Antônio Ribeiro – Presidente da Câmara nos anos de 2009 e 2010 – ressaltando, em seu discurso, os esforços do ex-vereador para concluir a construção da sede do Legislativo Varzeapalmense.

O Vice-presidente eleito, Ricardinho do Carmo, salientou o desejo de realizar ao lado do presidente, que assumirá em 2023, um trabalho na Câmara pautado pela honestidade e transparência, em favor de sua população, mantendo a relação harmônica e a parceria com o Executivo.

Saiba mais...

Adaide Antônio Duarte exerce seu segundo mandato como vereador. Iniciou a vereança no Parlamento Varzeapalmense em 2017, eleito para 16ª Legislatura da Câmara de Vereadores com 646 votos. Foi reeleito em 2020 para o mandato de 2021/2024 com 664 votos pelo PP - Partido Progressistas.

Alteração no Regimento Interno e Lei Orgânica

Em votação realizada nos dias 27/06/2022 e 14/07/2022, os parlamentares aprovaram alterações no Regimento Interno da Casa e na Lei Orgânica do Município modificando a data da eleição da Mesa para os dois anos finais da Legislatura, antes realizada na última sessão ordinária do mês de setembro, passando o sufrágio para a primeira reunião ordinária do mês de agosto.

Atribuições da Mesa

O mandato da Mesa Diretora tem duração de dois anos. Compete aos membros coordenar as atividades legislativas, bem como exercer a administração da Casa.

É função do presidente, dentre outras atividades, representar e administrar a Câmara, autorizar despesas e assinar correspondência oficial, além de convocar e presidir reuniões. O vice-presidente o substitui em caso de ausência, bem como exerce atribuições oficialmente delegadas por ele. Já o secretário auxilia o presidente nos trabalhos das reuniões legislativas, podendo o substituir na direção dos trabalhos da Mesa durante as reuniões, na falta, ausência, afastamento ou impedimento do vice-presidente. O tesoureiro é responsável por assinar cheques juntamente com o presidente, autorizar o pagamento nas notas de empenho, após o presidente ordenar as despesas e receber junto à Prefeitura os repasses mensais, na ausência do presidente ou quando esse assim determinar.