Câmara de Várzea da Palma instala sistema de energia solar

Publicado em: 29/09/2021 12:00 | Fonte/Agência: Câmara Municipal de Várzea da Palma

A Câmara de Várzea da Palma promoveu a implantação de um sistema de geração de energia solar fotovoltaica no prédio do Parlamento. O investimento foi de R$ aproximadamente R$ 42 mil. Foram instaladas 30 placas para capturar a luz solar e convertê-la em corrente elétrica, gerando uma potência nominal de 13,365 kwp. O projeto teve início em setembro e foi executado em três dias.

Antes da instalação da usina fotovoltaica a Câmara de Vereadores tinha uma despesa mensal com as contas de energia no valor aproximado de R$ 2 mil. Hoje, com a implantação do sistema, a Casa Legislativa paga a taxa mínima de consumo de energia elétrica.

Isso significa que dentro de pouco tempo o Órgão já terá superado o investimento com a instalação do sistema, que envolveu a montagem da infraestrutura no telhado da Câmara para instalação dos painéis de captação solar, implementação da infraestrutura elétrica, a instalação dos inversores e também o aterramento, bem como demais serviços de engenharia e equipamentos necessários ao funcionamento da usina.

Com esta ação, o Legislativo, além de contribuir com questões ambientais, passou a ter fonte de energia alternativa, sustentável, totalmente renovável e com baixo custo de manutenção, ou seja, agregou economia de recursos com sustentabilidade.