Secretária de Saúde presta esclarecimento sobre atendimento das gestantes no Município

Publicado em: 11/09/2017 09:56 | Autor: Gleides Arlet

A Secretária Municipal de Saúde, Senhora Viviane Gonçalves Carneiro, participou de reunião ordinária da Câmara Municipal no último dia 29/08 para pronunciamento sobre os procedimentos que estão sendo adotados para atendimento das gestantes do Município com o fechamento da Maternidade.

Na sessão, a Secretária relatou as dificuldades para manutenção da maternidade, devido à falta de repasse de recursos dos Governos Estadual e Federal e ao alto custo da unidade para o Município.

A Senhora Viviane informou que a decisão de remanejar o atendimento para Pirapora foi tomada seguindo a indicação da Secretaria de Estado de Minas Gerais e do Ministério da Saúde que orientam não ser empregados recursos em hospital com pouca demanda. Neste caso, o correto seria direcionar o serviço para a cidade pólo microrregional, uma vez que o SUS promove investimentos nessas redes de atendimento.

Segundo a Gestora de Saúde todas as providências estão sendo adotadas para o bom atendimento das gestantes, que contará com equipe e um espaço preparado para recebê-las no Hospital de Várzea da Palma. Citou que serão disponibilizadas duas ambulâncias para transporte das gestantes, bem como que as mesmas serão prontamente atendidas pela Fundação Hospitalar Moises Magalhães sem a necessidade de triagem.

De acordo com a Secretária será providenciada uma casa de apoio na cidade de Pirapora para acolhimento das gestantes.

Na ocasião, Viviane comunicou que será realizada no mês de setembro audiência pública para prestar contas à população sobre os serviços do SUS.