Comunidade escolar mobilizada contra o Aedes Aegypti em Várzea da Palma

Publicado em: 22/03/2016 12:33 | Autor: Viviane Gonçalves Carneiro - Secretária Municipal de Saúde

Desde o dia 22 de Fevereiro que a FORÇA TAREFA, comandada pela Secretaria Municipal de Saúde, está unida em combate ao mosquito Aedes Aegypti no Município de Várzea da Palma. As ações da equipe que já vinha executando medidas de prevenção, através de campanhas de conscientização, informação e eliminação dos criadouros do mosquito transmissor de Dengue, Chikungunya e Zika desde dezembro de 2015, recebeu o reforço da Equipe da Secretaria Municipal de Educação responsável pelo Programa “SAÚDE NA ESCOLA”. Este programa vem sendo realizado nas escolas da rede municipal de ensino desde 2013, atualmente sendo formada pela Enfermeira, Maria Carolinna, e pela Técnica em Educação, Cleusa da Paz. Esta parceria reuniu membros das duas Secretarias, onde ficou definido um cronograma intenso de atividades de esclarecimento e orientação a todos os alunos da rede pública e privada de educação de Várzea da Palma, além da continuidade das ações de combate ao Aedes que já vinham sendo realizadas ao longo dos meses de dezembro, janeiro e fevereiro deste ano.

As atividades colocadas em prática consistem em apresentações de uma peça de teatro de fantoches que narra a história de uma família que não teve os cuidados devidos com a eliminação dos focos de criação do mosquito Aedes. Este teatro é voltado para as crianças do ensino fundamental I, dotado de uma linguagem que, ao mesmo tempo, consiga prender a atenção das crianças, diverti-las, mas sem deixar de enfatizar a importância de se eliminar os criadouros do mosquito.

Já para os estudantes adolescentes foram montadas palestras educativas que orientam os jovens sobre os perigos dos vírus da Dengue, Zika e Chikungunya. Em ambas as ações são distribuídos panfletos e cartazes informativos sobre estas doenças.

O cronograma de atividades também conta com passeatas pelas ruas próximas às escolas, com objetivo de chamar a atenção da população sobre a importância de todos colaborarem para a eliminação do mosquito da dengue. Nas passeatas, sempre contando com a participação e colaboração importantíssima da Policia Militar do Município, responsável pelo trânsito e segurança dos alunos.

Este Grupo de Combate sentiu ainda a necessidade de criar uma ação que fosse lúdica, e ao mesmo tempo de caráter informativo para a população varzeapalmense. Por isso, foi criado um concurso de “Paródias”, cujo tema é o combate ao mosquito Aedes Aegypti. Nesta ação, qualquer aluno matriculado na rede de ensino municipal poderá criar e inscrever uma paródia para concorrer aos seguintes prêmios: tablet, smartfone e câmera fotográfica, que serão dados às paródias vencedoras.

Tudo isso demonstra a importância de todos se unirem no combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, bem como na eliminação dos criadouros deste vetor, a fim de erradicar de Várzea da Palma estas doenças.