Prefeito Eduardo Monteiro faz balanço dos primeiros meses de governo

Publicado em: 09/05/2013 09:09 | Autor: Vanderli Pereira

O Prefeito Eduardo Monteiro, fez um balanço dos primeiros meses de governo em reunião ordinária da Câmara Municipal e falou sobre as primeiras impressões no cargo, dizendo ter iniciado o seu mandato diante de um cenário de abandono.

Eleito em outubro de 2012, para o primeiro mandato na gestão pública, Eduardo, que está à frente do Executivo desde o dia 1º de janeiro já iniciou o seu governo tendo que enfrentar reclamações de servidores reivindicando salários atrasados, inúmeras dívidas com fornecedores e com o Instituto de Previdência.

Outro problema elencado foi em relação ao setor de transporte que se apresentava com maquinário danificado, ônibus escolares sucateados e ambulâncias descuidadas. Segundo Eduardo quando assumiu a Prefeitura o que encontrou foi uma situação de abandono. ‘Este primeiro mês de janeiro foi muito mais para receber uma prefeitura do que para trabalhar. É frustrante, eu não imaginava nunca chegar numa prefeitura e encontrar uma folha de pagamento de dezembro atrasada, porque é de conhecimento de todo mundo que existe a lei de responsabilidade fiscal, e isso não deveria acontecer’.
Apesar de admitir uma série de dificuldades no início de mandato, Eduardo Monteiro, enumerou pontos positivos alcançados por sua gestão nestes quatro meses de governo.

Eduardo fez relato de melhorias no transporte escolar (que terá sua frota ampliada com a aquisição de 5 ônibus escolares) e na manutenção das estradas rurais. Na Saúde, a ampliação do horário de funcionamento da Unidade de Saúde do Bairro Pedras Grandes para 24 horas por dia e o conserto das ambulâncias também foram destacados pelo Prefeito do Município.

Citou ainda que está previsto a construção de quadra esportiva coberta com banheiros para a Escola Municipal Quintiliana Lúcia, no Bairro Pedras Grandes e  a cobertura das quadras das escolas municipais  Antônio Marques e Gabriel Nunes. A construção e a cobertura das referidas quadras serão realizadas através do Programa de Construção e Cobertura de Quadras Esportivas Escolares, do Ministério da Educação com recursos repassados por meio do Plano de Ações Articuladas (PAR).

Anunciou também a construção de trinta casas populares no Distrito de Guaicuí e que o Município receberá verba para instalação de duas pontes, uma no Córrego do Medo, em Pedra Santana e outra na região de Morrinhos.

Através do Programa Pró-Município, informou que Várzea da Palma receberá uma verba no valor de 800 mil reais que deverá ser empregada na compra de três caminhões e uma retro e que ainda o Governo Federal concedeu para o Município uma máquina retro escavadeira e uma patrol.

Outra medida divulgada pelo Prefeito é a continuação da obra da creche no Bairro Nova Esperança.

Pagamento de Dezembro/2012

Uma das prioridades neste início de mandato, segundo Eduardo, era o de resolver o problema da falta de pagamento dos funcionários públicos em relação à folha de pagamento do mês de dezembro/2012.
Para isso, Eduardo anunciou que a Prefeitura iria utilizar o dinheiro arrecadado com IPVA para realizar o pagamento destes trabalhadores.
O pagamento da folha salarial de dezembro foi efetuado no dia 30/04.
Somado ao valor que foi destinado ao pagamento de parte do 13º, realizado no início do ano e com o que ainda será empregado na quitação das rescisões contratuais, serão gastos aproximadamente 1 milhão e quinhentos e oitenta mil reais com o pagamento destes funcionários públicos.

Confira as proposições aprovadas pelo Legislativo:

Indicações e Requerimentos:

Foram aprovadas para as devidas providências do Senhor Prefeito Indicação Verbal do vereador Heliaquim Pereira Lima solicitando ao Secretário de Saúde a reabertura da Unidade de Saúde do Bairro Lameirão II e do vereador Eremar Zoqueu Francisco Sanguinette solicitando o roçamento do mato à beira da estrada que dá acesso à Associação Jorjão do Cai d’Água, tendo em vista que a altura do mato dificulta a visibilidade dos motoristas, potencializando o risco de acidentes naquele local.

Ordem do Dia:

Foi aprovado por unanimidade em primeira e única votação, a pedido do vereador Ricardo Pereira dos Santos, o Projeto de Lei nº 05/2013, que “Reconhece de utilidade pública a Associação Comunitária Beneficiente Ágape, e dá outras providências”.
Entrou em Competência da Casa e foi distribuído às Comissões Permanentes o Projeto de Decreto Legislativo nº 03/2013, que “Concede Título de Cidadão Honorário ao Senhor Joaquim Fulgêncio Filho”.