Vereador do Ceará cobra revitalização do Rio das Velhas e fala sobre a Transposição do Rio São Francisco em reunião legi

Publicado em: 29/04/2013 10:54 | Autor: Vanderli Pereira

A Câmara Municipal de Várzea da Palma recebeu nesta segunda-feira 15/04, na sessão ordinária do Legislativo, o vereador Gilson Fernandes da Silva, da cidade de Banabuiú no Estado do Ceará, para tratar sobre a Transposição e Revitalização do Rio São Francisco.

O projeto de Transposição do Rio São Francisco é um empreendimento do Governo Federal, sob a responsabilidade do Ministério da Integração Nacional que pressupõe o bombeamento das águas do São Francisco para as bacias hidrográficas dos principais e maiores rios da região setentrional do Nordeste. O objetivo deste engenhoso projeto governamental é assegurar oferta de água para 12 milhões de habitantes de 391 municípios do Agreste e do Sertão dos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Tal projeto traz acoplado em seu bojo medidas que visam à revitalização do rio. Atualmente está orçado em 8,2 bilhões de reais e deverá destinar parte deste montante na recuperação das águas do Velho Chico.
Para o vereador cearense, são imperceptíveis as ações de revitalização dos afluentes do São Francisco nas cidades que tem visitado. ‘Estou aqui para fazer um chamamento para juntos solicitarmos ao Governo de Minas e ao Governo Federal para que parte deste dinheiro venha para Várzea da Palma e revitalize o Rio das Velhas porque estará favorecendo o São Francisco’.

O Rio das Velhas, principal afluente do Rio São Francisco, enfrenta sérios problemas com lançamentos maciços de esgotos recolhidos principalmente da Região Metropolitana de Belo Horizonte, com a devastação de matas ciliares e a deposição de metais pesados utilizados na lavra do ouro.

O Edil além de fazer um alerta às autoridades em relação à importância da revitalização do São Francisco, também procura sensibilizar os políticos quanto aos problemas enfrentados pelo sertão nordestino, que vivencia uma das piores secas de sua história, com mortandade de animais e agravamento da pobreza, situação que o Governo pretende amenizar com a conclusão do projeto de Transposição.

Ordem do Dia: Foi aprovado por unanimidade em primeira e única votação, a pedido do vereador Thales Emílio Pimenta Modesto, o Projeto de Lei nº 11/2013, que ‘Autoriza a revisão anual geral e concede aumento salarial aos servidores da Câmara Municipal de Várzea da Palma – MG’.

Foram aprovadas por unanimidade para as devidas providências do Senhor Prefeito as Indicações:

Nº 60/2013 - Autor: Vereador Márcio Sanguinette – Solicitando a instalação de quebra-molas na Rua Sete, nº 195 e Rua Maria Carneiro de Oliveira, nº 185 no Bairro Paulo VI.

Nº 61/2013 – Autor: Vereador Erasmo Rodrigues Diniz – Solicitando o recapeamento de asfalto na Rua Carijós, em frente ao ponto da Empresa Gontijo, no Bairro Pinlar e na Rua Salvador Roberto, em frente à Empresa Italmagnésio, no Centro.

Nº 62 e 63/2013 – Autor: Vereador Agnaldo Costa Lima – Solicitando melhorias no escoamento de água da Avenida Luzia de Tonhão, no Bairro Pinlar II e a realização da poda das árvores na Rua Laurides Alves Fulgêncio.

Nº 64/2013 – Autor: Vereador Heliaquim Pereira Lima – Solicitando a manutenção da Praça da Bíblia, tendo em vista os estragos ocasionados por vândalos na mesma.

Nº 65/2013 – Autor: Vereador Thales Emílio Pimenta Modesto - a instalação de guaritas de ônibus em pontos estratégicos da cidade, visando à proteção contra sol e chuva dos usuários.

Indicação Verbal – Autor: Vereador Erasmo Rodrigues Diniz - solicitando do Prefeito Municipal o patrolamento e cascalhamento da estrada que dá acesso à fazenda Riacho Doce e à comunidade local, bem como a reforma da ponte situada na região, tendo em vista que a mesma está em situação precária, colocando em risco as pessoas que transitam no local. Informou que o cascalho que será utilizado na estrada será doado pelo proprietário da Fazenda Riacho Doce, Senhor Jade Ferreira.

Requerimento Verbal – Autor: Vereador Erasmo Rodrigues Diniz - solicitando ao Senhor Prefeito informações sobre quais medidas serão tomadas em relação ao prédio da Rodoviária, se o Executivo pretende fazer adequações para reativar o funcionamento do mesmo, ou se o referido prédio será utilizado por outro departamento da Prefeitura. O Requerimento se justifica em razão do dinheiro público investido na obra para que a população tivesse o benefício está sendo totalmente desperdiçado.

Em seguida, o Presidente desta Casa  encerrou a sessão ordinária, convidando toda a população de Várzea da Palma  para participar da próxima reunião que será realizada no dia 29.04, às 19 horas.