PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE É TEMA DA PRIMEIRA REUNIÃO DA CÂMARA MIRIM 2013

Publicado em: 14/03/2013 16:22 | Autor: Vanderli Pereira

A primeira reunião da Câmara Mirim da Legislatura 2013 foi realizada nesta quarta-feira, dia 13/03/13, às 9 horas e 30 minutos, no prédio da Câmara Municipal. A sessão mirim contou com a participação da Professora, Nelma Margareth Rabello, pós-graduada em Gestão Ambiental, convidada pela Câmara Mirim a proferir palestra sobre “A importância da preservação do meio ambiente”.
No dia 22 de março é comemorado o Dia Mundial da Água, criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) para promover discussões a acerca da consciência do homem em relação a tal bem natural. Aproveitando a proximidade da data, a Professora buscou fomentar a consciência ambiental entre os jovens, para que sejam propagadores de atitudes que ajudem a natureza e a conservação da água, que é elemento indispensável à vida no planeta Terra.

Foi realizada uma dinâmica com os alunos que ajudaram a montar a “Árvore dos Sonhos”. Nela foram escritas as palavras sustentabilidade, preservação, cuidado, amizade, vida, expressando o desejo dos jovens de um futuro onde a nossa natureza seja preservada, e isso só será possível com percepção e entendimento do real valor do meio ambiente natural em nossas vidas.

A decisão de proteger os ambientes naturais e controlar a poluição não está apenas nas mãos dos políticos e grandes industriais. Está sobretudo na rotina diária de cada cidadão comum do planeta.

Segundo Margareth, é necessário que os jovens compreendam a urgência de darmos maior atenção aos problemas que o meio ambiente vem enfrentando com a poluição das águas, o desmatamento, a extinção de espécies de plantas e animais e o aquecimento global. A intenção é que a partir desta palestra, os alunos possam ser multiplicadores nas suas escolas de atitudes que colaboram para a preservação do nosso precioso meio ambiente, tais como, não jogar lixo na natureza ou nas ruas das cidades e reduzir o consumo de água, evitando desperdícios.

Indicações e Requerimentos:
Foi aprovada a Indicação 01/2013 de autoria da vereadora mirim Ana Caroline de Miranda Moreira, representante da Escola Estadual Joaquim de Paula Ferreira, solicitando ao Prefeito Municipal que seja fornecido a mão-de-obra para realizar a quebra de uma parede de cada sala de aula da Escola Estadual Joaquim de Paula Ferreira, objetivando implantar nas mesmas um tipo de tijolo que possibilite a circulação de ar e melhore a iluminação do ambiente. A vereadora justificou o seu pedido dizendo que as salas de aula são muito abafadas e todas contém grande quantidade de alunos.  Disse que foi solicitado por diversas vezes auxílio do governo neste sentido, mas sempre é alegado falta de verba.

Ainda foram empossados pela Presidente da Câmara Mirim, Sandy Toledo Moreira, os vereadores mirins Farley Nascimento dos Santos e Gustavo Martins da Silva, representantes da Escola Estadual Tancredo de Almeida Neves.

Estiveram presentes alunos do 8ª Período da Escola Estadual Emília de Paula, acompanhados da Vice-Diretora Vânia Aparecida Toledo Moreira e da Professora Fátima Oliveira Sousa e alunos do 9ª Período da Escola Estadual Joaquim de Paula Ferreira, que vieram acompanhados da Professora Juliana Álvares Waldolato.

A próxima reunião mirim está agendada para o dia 11/04/13 às 14 horas e 30 minutos no prédio da Câmara Municipal.