Secretaria Municipal de Educação de Várzea da Palma realiza I Seminário – Educação de Tempo Integral e Escola Aberta

 

Publicado em: 29/10/2012 15:18 | Autor: Vanderli Pereira

Whatsapp

 

Secretaria Municipal de Educação de Várzea da Palma realiza I Seminário – Educação de Tempo Integral e Escola Aberta

Na sexta-feira do dia 28/09, foi realizada na Secretaria Municipal de Educação de Várzea da Palma o I Seminário – Educação de Tempo Integral e Escola Aberta.
O Seminário contou com a participação de Diretores das escolas participantes do Programa Mais Educação das cidades de Ponto Chique, Santa Fé de Minas, Buritizeiro e Várzea da Palma.

O Seminário foi planejado com objetivo de orientar os Diretores das escolas que foram contempladas com verbas do Governo Federal, sobre o que é o Programa Mais Educação, bem como, norteá-los na sua implementação, desenvolvimento e gerenciamento dos recursos.

Mais que aumentar o tempo dos alunos na escola, o Programa Mais Educação pretende direcionar as crianças e os jovens, principalmente aqueles que vivem em situação de risco social, para desenvolverem atividades que ampliem o seu conhecimento de mundo e de oportunidades, explorando diferentes áreas, dentre elas, o esporte, o conhecimento científico, a música, o letramento, a cultura digital, a comunicação. O Programa procura valorizar a cultura local e trabalhar as habilidades da comunidade onde está sendo implantado o Programa.
Segundo Rogéria Freire de Figueiredo, Psicóloga, Especialista em Psicologia de Educação e Consultora do MEC, “independente da orientação política é preciso se unir em prol da Educação”.

O recurso enviado neste mês de setembro às escolas, através do PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola), foi fornecido para custear os dez primeiros meses de desenvolvimento do Programa Mais Educação, já sendo programado para início do próximo ano o envio de outra quantia para financiar mais quatro meses de educação em tempo integral.

O monitoramento de todos os valores percebidos para o Programa Mais Educação é feito através do Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle – SIMEC do Ministério da Educação, que é um portal operacional e de gestão do MEC, que trata do orçamento e monitoramento das propostas on-line do governo federal na área da educação. É no SIMEC que os gestores verificam o andamento dos Planos de Ações Articuladas em suas cidades.

No Seminário, a Psicóloga Rogéria Freire ainda discorreu sobre o Programa Escola Aberta, que busca atender estudantes e a população do entorno de unidades escolares públicas localizadas em regiões de vulnerabilidade social, fornecendo nos finais de semana no espaço escolar, atividades educativas, culturais, esportivas, de formação inicial para o trabalho e geração de renda. As escolas interessadas em participarem do Programa Escola Aberta precisam estar inseridas no Programa Mais Educação.

Imagens