Câmara de vereadores de Várzea da Palma poderá ter 13 vereadores em 2013

Publicado em: 23/08/2011 15:43 | Autor: Pedro de Oliveira

A Câmara Municipal de Várzea da Palma poderá ter, a partir de 1º de janeiro de 2.013, o número máximo de 13 vereadores, de acordo com a Emenda Constitucional que vigorará para o próximo pleito eleitoral no ano que vem.

A fixação do número de vereadores de uma cidade depende do número populacional, determinado pelo último Censo do IBGE, divulgado em 2010. Várzea da Palma aparece com 35.104 habitantes.

A Câmara varzeapalmense já teve 13 vereadores, mas com a redução em 2005, caiu para os atuais nove vereadores, perdendo 4 cadeiras.

Várzea da Palma tem hoje cerca de 19 bairros, um distrito de Barra do Guaicui e 3 povoados: Buritis das Mulatas, Buritis da Porta e Pedras Santana. Muitos advogam que o aumento de vereadores aumentará a representatividade da população.

De acordo com a nova lei, cada Câmara votará o número de vereadores que desejar, desde que mantenha o número mínimo até o máximo permitido na Lei. Em Várzea da Palma o nº mínimo é 9 e o máximo será de 13 edis.

Isso quer dizer que Várzea da Palma, por exemplo, poderá optar por ter  9, 13 ou menos de 13, 11 vereadores por exemplo, desde que o plenário aprove tal proposta. Neste caso o aumento será de apenas 2 edis.

Observar-se-á sempre, um número ímpar, para que haja desempate nas votações. Daí que um número intermediário para Várzea da Palma será de 11 edis.

O site da Câmara lança uma enquete, sugestionado pelo Vereador Elder Monteiro de Morais, para que o internauta possa opinar sobre qual o número ideal de vereadores para Várzea da Palma.

Participe da nossa enquete, enviando sua opinião usando a ferramenta FALE CONOSCO deste site.
São três questionamentos:

1-      Você é a favor que continue o número de 9 vereadores?

2-      Você é a favor que aumente para 13 vereadores?

3-      Você é a favor do número intermediário de 11 vereadores?