14 prefeituras – incluindo Várzea da Palma - são alvo de operação contra desvio de verba pública em MG – Câmara homenage

Publicado em: 03/06/2011 09:43 | Autor: Pedro de Oliveira

A Polícia Federal de Montes Claros e o Ministério Público Federal fazem uma operação, nesta quarta-feira (1º), em 14 cidades da Região Norte de Minas Gerais para apurar denúncias de desvio de verbas federais por meio de licitações falsas.

Segundo a assessoria da PF, as investigações dão conta do envolvimento da administração municipal de Salinas, Bocaiúva, Montes Claros, Montalvânia, São João das Missões, Várzea da Palma, Itacarambi, Rio Pardo de Minas, Catuti, Miravânia, Matias Cardoso, Riacho dos Machados, Padre Carvalho e Glaucilândia.

As investigações começaram após denúncias do Ministério Público Estadual de que a prefeitura de São João da Ponte estaria envolvida no desvio de verbas públicas relativas a medicamentos e equipamentos hospitalares comprados e não entregues.

Segundo a Polícia Federal, a prefeitura gastou R$ 515.040 de verba repassada pelo Ministério da Saúde. Do total, materiais no valor de R$ 195.398 não foram entregues ou encontrados pela polícia.

Empresas falsas também participariam do esquema, de acordo com a investigação. Uma delas, que atua na venda de equipamentos hospitalares, existia para fraudar licitações e desviar recursos públicos das áreas da saúde de municípios do Norte do estado.

Na fraude, segundo a polícia, a empresa não entregava os produtos e, ainda, apresentava valores superfaturados. Ela teria emitido notas fiscais de compras para as 14 cidades. Nesta quarta-feira (1º), a polícia cumpre 14 mandados de busca e apreensão e 14 mandados de busca e constatação nas dependências das prefeituras.

A PF expediu também três mandados de prisão preventiva para um empresário suspeito de participar da fraude e para os secretários de Saúde e de Finanças de São João da Ponte. (Fonte: Globo.com - 01.06.2011)

Uma equipe da PF esteve também em Várzea da Palma visitando a Secretaria de Saúde e a Prefeitura da cidade, para levantar notas fiscais de compra de materiais da empresa investigada em São João da Ponte.

Até esta data não foi divulgado resultado das apurações, mas uma nota divulgada na INTERTV isenta os prefeitos das referidas cidades da fraude.

HOMENAGEM À CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

A Câmara Municipal de Várzea da Palma fará no próximo dia 06.06, uma homenagem especial à Caixa Econômica Federal, pelos seus 150 anos de fundação, ocorrido em 12 de janeiro.

O pedido foi feito pelo vereador Wemerson Carlos de Azevedo e aprovado por unanimidade. O vereador justifica o pedido em decorrência dos relevantes serviços prestados à população e à cidade de Várzea da Palma, fomentando progresso e desenvolvimento.

Os vereadores torcem também para que o Posto da Caixa local seja transformado brevemente em agência, para diversificar ainda mais o leque de serviços oferecidos pela Instituição.