IBGE projeta aumento populacional de Várzea da Palma em 10%

Publicado em: 07/10/2010 09:50 | Autor: Pedro de Oliveira

O coordenador do IBGE, Subárea da Agência em Pirapora, Sr. Paulo Cícero Borges Lopes reuniu-se em Várzea da Palma com os recenseadores e convidados da cidade para fazer um balanço sobre o Censo 2010 em nosso município. Foi a 4ª Reunião da CMGE-Comissão Municipal de Geografia e Estatística, realizada no CVT.

Na oportunidade o Coordenador falou das dificuldades encontradas, bem como afirmou que todas as medidas cabíveis estão sendo tomadas para que o Censo/2010 reflita senão com exatidão, mas o mais próximo possível da realidade populacional do nosso município.

Paulo Cícero afirmou que os trabalhos ainda não foram encerrados, mas projeta para Várzea da Palma uma crescimento na ordem de 10% com relação ao Censo de 2000. Naquela época Várzea da Palma apresentou uma população de 31.641 habitantes, que foi muito questionado pela Administração Municipal.

Na reunião, o Coordenador informou que os levantamentos já apresentavam uma população de 33.691 habitantes, número este que deverá ultrapassar os 34.000 habitantes em 2.010 segundo seu prognóstico.

Disse que o aumento de domicílios em Várzea da Palma foi muito grande tendo a cidade hoje mais de 10.100 domicílios. Mas afirmou que Várzea da Palma ainda deverá demorar a chegar na faixa dos 40.000 habitantes, conforme muita gente imaginava.

Um dos motivos ele explicou, é que as famílias cada vez mais apresentam um número menor de filhos e a taxa em Várzea da Palma já aproxima de paises como França e Chile, ou seja entre 2 e 3 filhos no máximo em média.

Finalizando a reunião o Sr. Paulo Cícero cobrou maior participação da Prefeitura de Várzea da Palma, como a sessão de um veículo com motorista o que foi prometido pela representante do Secretário de Administração Sra Santina.

Lamentou também a ausência, mais uma vez, do Senhor Prefeito Municipal e integrantes do primeiro escalão.