História: Dr. Antônio Gomes Pinto Coelho, primeiro prefeito eleito de Várzea da Palma

Publicado em: 25/08/2010 13:59 | Autor: Pedro de Oliveira

Várzea da Palma conseguiu sua emancipação pela Lei 1.039, de 12 de dezembro de 1.953, publicada no Minas Gerais em 27 de dezembro. A 1º de janeiro de 1.954 tomou posse o 1º Interventor nomeado pelo Governador Juscelino Kubistchek, Sr. Afonso Henriques Soares.

Coube ao 2º Interventor Sr. José Soares de Macedo a organização do município e a preparação do primeiro pleito eleitoral da história da cidade, realizado a 03 de outubro de 1.954. Foram candidatos: Dr. Antônio Gomes Pinto Coelho sendo vice Agenor Evangelista, pela UDN e Dr. José de Castro Souza, tendo como vice Rodopiano Aranha pelo PSD.

Realizada a apuração, verificou-se a vitória de Dr. Antônio Gomes Pinto Coelho para Prefeito (UDN) e como Vice Rodopiano Aranha (PSD). Naquela época se elegiam os mais votados, tanto para prefeito como para vice. A posse aconteceu no dia 31 de janeiro de 1.955 no Salão do Cine Rex.

Recentemente a Câmara Municipal homenageou o 1º Presidente da Câmara Sr. Geraldo Sanguinette, inaugurando o seu busto na entrada do novo prédio do Legislativo.

Está na hora do Prefeito Municipal Sr. Luis Antônio fazer o mesmo e inaugurar o busto do nosso 1º Prefeito Dr. Antônio Gomes Pinto Coelho, médico, figura de expressão da política em Minas Gerais, onde foi Deputado Estadual, na rampa de entrada da prefeitura que está sendo construída.

Assim, o povo de Várzea da Palma por seus representantes fará justiça a um político de exponencial importância para nossa cidade, como também a uma grande figura humana que muito fez por nossa cidade e nosso povo.

Fica aqui a sugestão do Site da Câmara e deste historiador e jornalista.