Vereadores desabafam contra administração municipal na reunião do dia 29.06

Publicado em: 30/06/2009 10:00 | Autor: Pedro de Oliveira

Resumo da reunião Ordinária do dia 29.06

Os debates na reunião ordinária da Câmara do dia 29.06 estiveram acalorados. Vários vereadores manifestaram seu descontentamento com setores da administração municipal, principalmente a Secretaria Municipal de Esportes e desabafaram publicamente na tribuna.

Um grupo de estudantes da FUNAM cobrou dos vereadores apoio em razão do corte da verba de transporte até Pirapora. Ex-funcionários da Fundação Municipal de Saúde e moradores do acampamento Rompe-Dia também estavam presentes à reunião.

Adelino Barbosa (André da Barra), Ataides Ribeiro, Jairo da Barra e Kleber Mauro Faria manifestaram seu repúdio pela decisão da Secretaria de Esportes em excluir o Cruzeirinho Operário, Guaicui Esporte e Ideal do Torneio Ailton Ferraz, patrocinado com dinheiro público.

Também criticaram o diretor de esportes Sr. Reiner Gottschalg pelas declarações feitas na reunião dos clubes de que os vereadores nada fazem pelo esporte da cidade. André da Barra lembrou que o orçamento para a Liga e também para a Secretaria de Esportes é aprovado pelos vereadores.

Muito contrariado, o vereador Jairo da Barra lembrou que o Distrito de Guaicui tem hoje cerca de 6.000 habitantes, 20% da população do município e merecia mais respeito, pois o esporte é um dos poucos meios de lazer para aquela população sofrida e abandonada.

Jairo lembrou que o secretário havia se comprometido a resolver a questão, incluindo os dois times e não cumpriu sua palavra, ou seja, fala uma coisa e faz outra. Afirmou que é um homem sério e gosta de ser tratado com respeito também, o que não vem acontecendo.

O Presidente Ataides Ribeiro afirmou que se a moda pega, Cruzeiro e Atlético não poderão mais disputar o campeonato mineiro e que o secretário de esportes não pode patrocinar “mazelas” e produzir as “lambanças” como vem fazendo.

Tem que dar igualdade de condições a todos os clubes, pois o torneio é feito com o dinheiro público. Pediu a prestação de contas da Secretaria de Esportes, o mesmo solicitou também o vereador Kleber Mauro Soares Faria com respeito aos gastos e contrato de aluguel do campo do Social.

Na palavra franca, o Presidente Ataides Ribeiro repudiou veementemente matéria publicada no Jornal A Tribuna do Povo de que estaria apoiando o prefeito e elogiando sua conduta. Disse que gostaria muito de fazer isso, mas até agora não tem motivos para elogios.

Criticou a falta de envio das prestações de contas, lembrando mais uma vez que isso é passível de processo, como vem ocorrendo com o Prefeito de Januária. Lamentou a atitude do Prefeito de cortar 30% dos valores das subvenções a entidades e também da ajuda de transporte aos estudantes.

Encerrou dizendo que a Operação Tapa-Buracos segue a passo de tartaruga e que as estradas rurais continuam esburacadas e intransitáveis, como se fossem “buracos de tatu”, afirmou ironicamente o presidente.

O Presidente comunicou que a Câmara entra em recesso, de acordo com a Lei e retorna às atividades no dia 03.08. Anunciou que haverá funcionamento de 08:00 hs às 12:00 hs e que se houver necessidade, a Câmara se reunirá extraordinariamente, sem ônus para os cofres públicos.