Resumo da reunião Ordinária do dia 29.06
Os debates na reunião ordinária da Câmara do dia 29.06 estiveram acalorados. Vários vereadores manifestaram seu descontentamento com setores da administração municipal, principalmente a Secretaria Municipal de Esportes e desabafaram publicamente na tribuna.
Um grupo de estudantes da FUNAM cobrou dos vereadores apoio em razão do corte da verba de transporte até Pirapora. Ex-funcionários da Fundação Municipal de Saúde e moradores do acampamento Rompe-Dia também estavam presentes à reunião.
Adelino Barbosa (André da Barra), Ataides Ribeiro, Jairo da Barra e Kleber Mauro Faria manifestaram seu repúdio pela decisão da Secretaria de Esportes em excluir o Cruzeirinho Operário, Guaicui Esporte e Ideal do Torneio Ailton Ferraz, patrocinado com dinheiro público.
Também criticaram o diretor de esportes Sr. Reiner Gottschalg pelas declarações feitas na reunião dos clubes de que os vereadores nada fazem pelo esporte da cidade. André da Barra lembrou que o orçamento para a Liga e também para a Secretaria de Esportes é aprovado pelos vereadores.
Muito contrariado, o vereador Jairo da Barra lembrou que o Distrito de Guaicui tem hoje cerca de 6.000 habitantes, 20% da população do município e merecia mais respeito, pois o esporte é um dos poucos meios de lazer para aquela população sofrida e abandonada.
Jairo lembrou que o secretário havia se comprometido a resolver a questão, incluindo os dois times e não cumpriu sua palavra, ou seja, fala uma coisa e faz outra. Afirmou que é um homem sério e gosta de ser tratado com respeito também, o que não vem acontecendo.
O Presidente Ataides Ribeiro afirmou que se a moda pega, Cruzeiro e Atlético não poderão mais disputar o campeonato mineiro e que o secretário de esportes não pode patrocinar “mazelas” e produzir as “lambanças” como vem fazendo.
Tem que dar igualdade de condições a todos os clubes, pois o torneio é feito com o dinheiro público. Pediu a prestação de contas da Secretaria de Esportes, o mesmo solicitou também o vereador Kleber Mauro Soares Faria com respeito aos gastos e contrato de aluguel do campo do Social.
Na palavra franca, o Presidente Ataides Ribeiro repudiou veementemente matéria publicada no Jornal A Tribuna do Povo de que estaria apoiando o prefeito e elogiando sua conduta. Disse que gostaria muito de fazer isso, mas até agora não tem motivos para elogios.
Criticou a falta de envio das prestações de contas, lembrando mais uma vez que isso é passível de processo, como vem ocorrendo com o Prefeito de Januária. Lamentou a atitude do Prefeito de cortar 30% dos valores das subvenções a entidades e também da ajuda de transporte aos estudantes.
Encerrou dizendo que a Operação Tapa-Buracos segue a passo de tartaruga e que as estradas rurais continuam esburacadas e intransitáveis, como se fossem “buracos de tatu”, afirmou ironicamente o presidente.
O Presidente comunicou que a Câmara entra em recesso, de acordo com a Lei e retorna às atividades no dia 03.08. Anunciou que haverá funcionamento de 08:00 hs às 12:00 hs e que se houver necessidade, a Câmara se reunirá extraordinariamente, sem ônus para os cofres públicos.