Presidente e representantes das escolas discutem fundação da Câmara Mirim

Publicado em: 04/06/2009 09:36 | Autor: Pedro de Oliveira

PRESIDENTE DA CÂMARA SE REUNE COM REPRESENTANTES DAS ESCOLAS PARA DISCUTIR PROGRAMA “CÂMARA MIRIM”

O presidente da Câmara Municipal, vereador Ataides Antônio Ribeiro, reuniu-se no dia 03.06, às 14:00 hs com os representantes de escolas de Várzea da Palma, para discutirem a viabilidade do “Programa Câmara Mirim”, em Várzea da Palma.

Participaram da reunião, além do presidente, o assessor Pedro de Oliveira, Ronan Ângelo, diretor da Escola Tancredo Neves, Arlinda Aranha, diretora do Escola Estadual Paula Ferreira, Sra. Simone Alves, representando o CNEC e Sra Bárbara, representando as escolas Emília de Paula e Macedo Filho de Buritis das Mulatas.

Alguns diretores faltaram por motivos de trabalho, mas justificaram suas ausências. O Presidente Ataides Ribeiro expôs os motivos da Câmara estar lançando este projeto nos moldes de cidades como Pirapora, Juiz de Fora e outras, buscando a formação de líderes, jovens politizados e cidadãos conscientes, participativos e inteirados dos problemas de nossa comunidade.

Falou que muitos projetos que serão apresentados pelos vereadores mirins, depois de empossados, poderão ser aproveitados e transformados em Projetos de Lei. Todos os presentes concordaram com o programa e irão participar.

O Diretor Ronan Ângelo ficou muito entusiasmado com o projeto e disse que sua escola estará pronta a participar acreditando que será um momento ímpar na vida dos estudantes na busca pela cidadania e conscientização política.

Ficou acertado que o Assessor Pedro de Oliveira estará a partir do dia 15.06 visitando as escolas, de acordo com uma programação prévia, para expor o programa diretamente aos alunos de 5ª a 8ª séries. Neste ano, provavelmente no dia 03 de outubro, haverá a eleição em todas as escolas que irão participar, para eleição dos vereadores mirins.

A posse será em fevereiro de 2010, após o retorno do recesso parlamentar, quando será eleita a Mesa Diretora. Cada escola irá eleger apenas 1 (um) representante, ficando os demais como suplentes e competirá à própria escola conduzir o processo de escolha dos candidatos. O mandato dos vereadores mirins será de 1 (um) ano e pertence à Escola.

As reuniões serão bimestrais e poderão ser realizadas nas escolas, seguindo uma alternância. O Processo de votação será único e igual para todas as escolas. A Câmara poderá utilizar as urnas eletrônicas se o TRE permitir.

Além das escolas da sede, a de Buritis das Mulatas, Barra do Guaicui e Gabriel Nunes também serão convidadas a participar. O Presidente da Câmara garantiu apoio total ao funcionamento da Câmara Mirim, como apoio logístico, financeiro e operacional.

Em agosto, após o recesso escolar, será marcada uma nova reunião para definição do processo eleitoral e das regras necessárias à sua execução.