CÂMARA E PREFEITURA ENTRAM EM ACORDO PARA TÉRMINO DO PRÉDIO

Publicado em: 06/05/2009 10:54 | Autor: Pedro de Oliveira

CÂMARA E PREFEITURA FECHAM ACORDO PARA TÉRMINO DO PRÉDIO

Em reunião convocada pelo Executivo varzeapalmense no dia 05.05, no Gabinete do Prefeito Luiz Antônio, finalmente Prefeitura e Câmara entraram em acordo para término das obras do novo prédio da Prefeitura e Câmara. Na última reunião realizada na Câmara, no mês de abril, aconteceu um impasse entre os dois poderes, não se chegando a nenhum acordo. Pelas discussões naquela oportunidade, previa-se que poderia acontecer uma ruptura nas negociações que poderia levar o prédio ainda inacabado ao abandono e fim igual ao prédio do Mercado, o que causaria um prejuízo muito grande a Várzea da Palma.

Desta vez, após uma explanação do vereador Márcio Roberto da Silva, as negociações evoluíram e avançaram para um final feliz, com o aval dos vereadores presentes à reunião. O Presidente Ataides Antônio Ribeiro propôs o repasse de 80.000 reais à Prefeitura para aplicação no término do Prédio da Prefeitura, em troca da liberação da área do anexo da Câmara, cabendo ao Legislativo arcar com as despesas para seu término. Em contrapartida, o Presidente pediu a liberação de toda a área delimitada pelo arco no projeto arquitetônico original, alegando que, caso o número de vereadores aumente no futuro, a Câmara precisará de uma área maior para abrir novas salas.

Dentro dessa proposta, depois de muitas discussões de ambas as partes, com a participação também dos assessores jurídicos Dr. Fidélis Morais e da Dra Kátia Azevedo. O Prefeito Luiz Antônio alegou que precisaria construir um novo gabinete, com a sessão da área requerida. Finalmente foi aprovada a proposta feita pelo presidente Ataides Antônio Ribeiro de liberar R$ 100.000,00 à Prefeitura, sendo R$ 50.000,00 de sinal e mais duas parcelas de R$ 25.000,00 cada. Batido o martelo, o Prefeito Luiz Antônio e o Presidente da Câmara Ataides Ribeiro selaram o acordo com um aperto de mãos e posaram para uma fotografia com todos os vereadores presentes em clima de alegria e satisfação.

Essa atitude dos chefes dos dois poderes mostra o grau de maturidade política de ambos e também o senso de responsabilidade, uma vez que Várzea da Palma não merece e não pode correr mais o risco de ter em sua história mais um “elefante branco”, inacabado e em ruínas como o Mercadão Novo, há 16 anos abandonado e em ruínas.

Nas palavras do Prefeito Luiz Antônio: “Considero muito importante esta reunião, o entendimento entre Legislativo e Executivo para não deixar que aconteça um novo elefante branco como tem aí o Mercadão e outras obras de gestores anteriores, esta obra vai realizar uma economia tanto no Executivo tanto no Legislativo e será muito proveitoso para a população”.

O vereador Wemerson Carlos afirmou “É uma conquista maravilhosa que hoje terminamos de concluir, depois de algumas reuniões, como disse o presidente Ataides Antônio Ribeiro, o Prefeito deliberou liberar a parte do prédio da Câmara para que o presidente e os vereadores possam estar concluindo esta obra de extrema importância, onde teremos um conforto maior para atender a população de Várzea da Palma. Eu acredito muito na relação e companheirismo dos poderes, nós temos que visar o bem estar da população de Várzea da Palma na busca de uma comunidade mais justa, mais fraterna. Eu tive conversando com o prefeito, eu particularmente vou ficar muito feliz a partir do momento que estivermos ocupando aquele prédio, porque é um sonho do Prefeito, de nós vereadores e da própria comunidade, e nós estamos caminhando para isso, objetivando aquilo que foi proposto que é o funcionamento da prefeitura e câmara.”

Já o presidente Ataídes Ribeiro falou o seguinte: “Foi muito proveitosa esta reunião, pois chegamos a um acordo, o Prefeito vai liberar o prédio da Câmara para que a gente possa terminar e também repassaremos R$ 100.000,00 à Prefeitura para que este dinheiro possa ajudar a terminar o prédio da Prefeitura, e que assim, tanto a Câmara quanto a Prefeitura saiam do aluguel fazendo grande economia e que este dinheiro possa ser investido em obras para a cidade”.

O Presidente da Câmara acha que dentro de 90 a 120 dias estará com as obras do anexo terminadas, mas o Prefeito Luiz Antônio acredita que demandará mais tempo. De qualquer forma os chefes dos dois poderes convergem para uma inauguração conjunta ainda neste ano.

A população de Várzea da Palma poderá respirar aliviada com este acordo, que garante o término de uma grande obra pública iniciada no Governo de Dr. Gerci e que finalmente Várzea da Palma terá um prédio para próprio para a Prefeitura e Câmara, formando com o Fórum João Monteiro de Morais a já batizada Praça dos 3 Poderes.