LEGISLATIVO RECEBE MANIFESTANTES PARA DIÁLOGO COM OS VEREADORES E PREFEITO
Mobilização reivindica a permanência da servidora Maria da Luz na Coordenação do CAPS.
O Legislativo Varzeapalmense recebeu na manhã desta segunda-feira (03/02) um grupo de manifestantes para diálogo com os parlamentares e o Chefe do Executivo de Várzea da Palma.
Na ocasião, representantes do grupo reivindicaram ao Prefeito Rodrigo Dalla a permanência da servidora Maria da Luz na coordenação do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do Município de Várzea da Palma e apresentaram abaixo-assinado, contendo cerca de 130 assinaturas, em apoio ao movimento.
O líder da mobilização, Vinícius Alvez Azevedo Aguiar, apresentou aos agentes públicos as razões da manifestação. Disse que “o intuito foi defender o significativo trabalho desenvolvido pela servidora no CAPS em favor da Comunidade”. Outros integrantes do grupo também expuseram a importância da servidora para os pacientes que realizam tratamento na unidade e do elo de confiança criado entre eles e a antiga coordenadora, ressaltando que muitos usuários estão resistentes a dar continuidade aos seus tratamentos, caso realmente haja a mudança na coordenação do local.
Em seu pronunciamento sobre o caso, Rodrigo Dalla justificou a mudança na gestão do CAPS, relatando que devido ao fechamento do Centro de Acolhimento Irmã Dulce na cidade, onde muitos internos ficaram desassistidos de tratamento, viu-se a necessidade do Município intervir com ações para acolhimento dessas pessoas, promovendo esse serviço social através de parceria com a ONG Mãos Abertas.
Segundo o Prefeito, reconhecendo a competência da servidora em questão, essa foi realocada para gerir a referida ONG, justamente na intenção de que ela possa melhor estruturar a instituição para atendimento desse grupo. Rodrigo expôs que para a gestão do CAPS foi designada pessoa especializada em saúde mental, a Psicóloga Márcia Diniz, conforme demanda o local. Ele acrescentou ter se reunido no último domingo com a Senhora Maria da Luz para tratar sobre o assunto, a qual se colocou à disposição para auxiliar a nova gestora do CAPS no que for necessário.
Na oportunidade, o Prefeito solicitou empatia para com a nova gestora e apoio a fim de que ela possa desenvolver um bom trabalho na unidade, enfatizando que “todo vínculo pode ser construído”. Salientou que o desempenho da coordenadora será avaliado e que, caso esse não atenda aos parâmetros da Gestão Municipal, farão a sua substituição.
Para fins de esclarecimentos à comunidade no tocante a essa ação administrativa da Gestão, o Chefe do Executivo se dispôs a divulgar as informações que foram prestadas aos manifestantes e, atendendo ao pedido de usuário do CAPS, disse que adotará providências no intuito de que a servidora Maria da Luz possa preparar os pacientes do local para a mudança de gestão na unidade.