LEGISLATIVO E EXECUTIVO SE REÚNEM PARA MAIOR INTERAÇÃO E ALINHAMENTO ENTRE OS PODERES

 

Publicado em: 14/02/2025 11:52

Whatsapp

 

LIDERANÇAS DO LEGISLATIVO E EXECUTIVO SE REÚNEM PARA MAIOR INTERAÇÃO E ALINHAMENTO ENTRE OS PODERES

Vereadores solicitam ao Executivo maior atenção com os pedidos realizados pela Casa Legislativa em prol dos munícipes

Na última segunda-feira (20/01), Vereadores, Prefeito, Vice-Prefeito, Secretários e demais lideranças do Executivo se reuniram no Gabinete da Presidência da Câmara com intuito de promover, neste início de gestão, maior interação entre o Legislativo e Executivo.

A reunião foi solicitada pelos vereadores Adaide Antônio Duarte e Edmar Pereira de Oliveira na primeira sessão extraordinária do Legislativo de 2025, com o objetivo de viabilizar a apresentação dos secretários municipais aos parlamentares e alinhamento entre os Poderes.

Na ocasião, os edis solicitaram aos secretários maior atenção para com os pedidos apresentados pela Casa Legislativa e a designação de pessoas capacitadas para atendimento da população, pedindo que esses sejam prestados com o devido acolhimento e igualdade de tratamento aos cidadãos.

Eleitos como representantes do povo, os vereadores falaram sobre o papel que eles cumprem de assessorar o Executivo, informando e pedindo a solução para os problemas que a sociedade enfrenta. Ressaltaram que essa relação, de serem “mediadores” entre os cidadãos e o Prefeito (incluindo o seu Vice e Secretários), faz com que os legisladores sejam cobrados, tornando-os alvo de críticas quando não conseguem resposta para os pedidos feitos em prol dos munícipes.

Os representantes do Parlamento aproveitaram o encontro para manifestar apoio à Gestão Municipal e se colocaram à disposição para ajudar a Administração no que for necessário, com a aprovação de projetos benéficos ao desenvolvimento da cidade e através de captação de emendas, junto aos deputados, para investimento no Município.

O Prefeito, Rodrigo Aguiar Dalla Bernardina, disse que como ex-vereador da Casa entende as dificuldades dos parlamentares e postulou aos edis parceria e a disponibilização de tempo à gestão para reestruturação dos setores municipais, pelo fato do momento ainda ser conturbado, devido estarem em processo de mudança nas equipes de trabalho.

Além do Município ter herdado aproximadamente quatro milhões de restos a pagar e dívidas que não foram empenhadas pela gestão anterior, o Prefeito disse que estão tendo que lidar com problemas relativos a obras mal executadas, que precisam ser refeitas. Rodrigo expôs que obras recém inauguradas, como CAPS e a Unidade de Saúde do Rodopiado Aranha, precisam de intervenção.  Segundo o Prefeito, a UBS Rodopiano, que teve reforma inaugurada em dezembro de 2024, já apresentou queda de muro e outros problemas de infraestrutura.

Os Secretários também relataram os problemas que têm enfrentado nesse início de gestão, sobretudo, com escassez de material e veículos inoperantes, e pediram o apoio da Casa nesse processo de restruturação das secretarias, bem como a viabilização de recursos através de emendas para que possam investir em melhorias para a população. O Vice-Prefeito e Secretário de Finanças, Jaime de Souza, e o seu Secretário Adjunto, Marlon, falaram ser grande a demanda de pedidos de compras para suprimento de material das pastas e que estão se empenhando ao máximo para atender a todos, conforme é possível.

Executivo enviará Projeto ao Legislativo para criação de nova secretaria municipal

Na reunião, o Assessor de Gabinete, Dr. Artur Paulo Fagundes Rabelo, informou que o Executivo enviará à Câmara projeto para criação de uma nova secretaria no quadro da estrutura administrativa da Prefeitura.

Segundo Dr. Artur, que possivelmente assumirá a futura pasta, a “Secretaria de Governo” será criada justamente com o intuito de promover maior interação entre Executivo, Legislativo e sociedade. E, nessa expectativa, pediu o apoio da Casa à propositura.

O Assessor disse que irá assessorar o Executivo nas relações com a Câmara e na sua representação político-administrativas com os munícipes, órgãos e entidades. Além disso, irá contribuir para o melhor andamento das ações da prefeitura e nas articulações para melhor desenvolvimento do Município.

Serviços de Saúde, Drenagem Pluvial, Transporte Escolar Rural e Autismo

A saúde municipal foi destaque entre os serviços públicos que os vereadores pediram que haja mais investimentos e melhorias no atendimento prestado à população. Os vereadores enfatizaram a importância de medidas serem adotadas para que esse serviço seja prestado com eficiência, tendo o vereador Edmar (Dimazão) citado caso de munícipe que ficou aproximadamente vinte dias com fêmur quebrado, aguardando tratamento.

A ineficiência do sistema de drenagem pluvial no Município também foi abordada. O vereador Adaide comentou acerca do problema ocorrido na obra de drenagem executada no centro da cidade e o vereador Ailton sobre as dificuldades enfrentadas pela população do Bairro Caiçara com alagamento, em virtude da água pluvial ser escoada para a localidade. O Chefe do Executivo disse que a citada obra será corrigida e que topógrafo fará estudo da região para elaboração de projeto com fins de que o referido bairro não receba grande volume de água da chuva.

No tocante à educação, a segurança dos estudantes da zona rural foi motivo de preocupação. Ailton pleiteou o melhoramento dos ônibus que fazem transporte dos alunos da zona rural, expondo que os veículos estão sucateados.

Outro tema de grande relevância apresentado foi o aumento dos casos de autismo no Município. O vereador Roberto Antônio Oliveira de Siqueira manifestou apoio à causa, ressaltando que irá levantar a bandeira do autismo e buscar melhorias para os portadores de TEA (Transtorno do Espectro Autista).

Presidente solicita a recontratação dos garis demitidos e agendamento de reunião, após seis meses, para balanço da gestão

O Presidente da Casa, Raimundo Rodrigues Pereira, pediu ao Secretário de Obras e Infraestrutura esforços para que seja feita a recontratação dos garis demitidos. Falou ter visitado essas pessoas e viu as dificuldades que elas têm enfrentado para sustentar suas famílias. O Prefeito e o Secretário de Obras, Bruno Gonçalves da Fonseca, relataram que a gestão anterior ultrapassou o limite de gastos com folha de pessoal e que isso precisa ser observado para que não haja sanções ao Município, o que acaba restringido o aumento de contratações. Contudo, disseram que está sendo analisada a possibilidade de criar “frente de trabalho”, mas de forma que se torne um “benefício social”, para absorção dessa mão-de-obra sem causar impactos na folha.

Raimundo agradeceu aos agentes públicos a presença e pediu aos vereadores empenho para acompanhamento das obras que serão executadas. Disse que irá solicitar nova reunião no final do semestre para que a Administração possa prestar contas dos trabalhos desenvolvidos no período.

Participaram da reunião: O Presidente da Câmara, Raimundo Rodrigues Pereira; os vereadores Adaide Antônio Duarte, Ailton Viana de Almeida, Edmar Pereira de Oliveira, Eli José Soares Faria, Gelson Fernandes da Luz, Hallen Ranuel Guimarães Lucena, Reinaldo Farias Lopes Ferreira, Reinaldo Gomes, Ricardo Pereira dos Santos, Roberto Antônio Oliveira de Siqueira, Roberto Lopes Pinto e Robson Antônio Gomes; o Diretor da Câmara, Vladmir Aparecido de Aguiar Mota; o Prefeito Municipal, Rodrigo Aguiar Dalla Bernardina; o Vice-Prefeito e Secretário Municipal de Finanças, Jaime de Souza; a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Michelle Ricarda Santana de Souza; a Secretária Municipal de Educação, Leila Cibeli Silveira Mendes; o Secretário Municipal de Infraestrutura e Transporte, Bruno Gonçalves da Fonseca; a Secretária Municipal de Saúde, Natália Cristina Pedrosa Cabral; a Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Agricultura, Paula Wellen Barbosa Gonçalves; o Secretário Municipal de Esportes e Lazer, Júnio Fernandes da Silva; o Consultor Jurídico, Auricélio Anselmo da Silva; Secretário Adjunto de Finanças, Marlon José de Souza; o Assessor de Gabinete, Artur Paulo Fagundes Rabelo e a Diretora de Redação e Cerimonial, Franciele Martins.