PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS (CARLÃO DA SADA) APRESENTA PRESTAÇÃO DE CONTAS

Publicado em: 06/01/2023 10:21

CARLÃO DA SADA APRESENTA EM REUNIÃO PRESTAÇÃO DE CONTAS REFERENTE AO PERÍODO DE SUA GESTÃO NA CÂMARA

Os dados foram divulgados com o propósito de dar maior transparência nos atos da administração do Legislativo.

Na última sessão plenária dos vereadores de 2022, realizada em 19/12, o Presidente Antônio Carlos de Souza (Carlão da Sada) apresentou prestação de contas referente ao período em que esteve à frente da gestão da Câmara com o propósito de dar maior publicidade e transparência nos atos praticados na administração do Legislativo.

O vereador assumiu a Presidência do Parlamento em 04 de julho de 2022, em decorrência do falecimento do vereador André Nascimento de Souza, ocorrido em 30/06/2022.

Carlão comentou na reunião sobre as medidas que precisou adotar na Casa para contenção de gastos e equilíbrio das finanças, bem como apresentou o detalhamento das despesas mensais e receitas do Órgão, divulgando o resumo de gastos com folha de pagamento, contribuições previdenciárias e outras despesas mensais fixas para manutenção do Poder Legislativo.

O parlamentar ressaltou que, quando assumiu a presidência, a Câmara estava com saldo negativo e que as mudanças, além de gerar equilíbrio orçamentário, viabilizaram a execução de reforma e modernização no prédio do Legislativo (pintura, modernização do hall de entrada e da galeria de fotos do plenário, investimentos na iluminação, extensão do jardim, etc).

Os dados do relatório apresentado abordam aspectos de natureza orçamentária, financeira e operacional, e, de acordo com o Edil, foi organizado de forma a permitir uma visão da conformidade dos atos de gestão praticados pela presidência e pelo ordenador de despesa, com objetivo de proporcionar a devida transparência e assim possibilitar o acompanhamento político-social de controle do erário municipal.

Dentre as ações listadas pelo Presidente que mais geraram economia aos cofres públicos estão: redução de gastos com diárias de vereadores e assessores, diminuição do consumo de combustível, cancelamento da verba indenizatória, negociação nos valores de contratos existentes e rescisão de contratos de consultoria.

Com base nos números divulgados, a Câmara reduziu, em média, entre os meses de julho e outubro, o percentual de 36,25 % de gastos com combustível e 36,59 % com diárias.  Em relação ao total das principais despesas divulgadas, a Câmara economizou mensalmente no quadrimestre (julho/outubro) cerca de 6,62 %.

O Presidente destacou ter buscado na sua gestão fazer face aos anseios da sociedade que clama pela correta aplicação dos recursos públicos, exigindo um aprimoramento cada vez maior por parte dos órgãos gestores.

Ao final da reunião ordinária, Carlão da Sada agradeceu aos Edis e aos servidores da Câmara todo o apoio prestado para que fosse possível alcançar as metas e os objetivos propostos quando assumiu o cargo, bem como desejou ao novo Presidente, vereador Adaide Antônio Duarte, que assumirá em 2023, votos de pleno êxito e sucesso e que possa dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos no último semestre no Parlamento, primando sempre pela transparência, eficiência e responsabilidade com o dinheiro público, princípios que regeram a sua administração na Casa Legislativa.