POSSE DOS NOVOS CONSELHEIROS TUTELARES DE VÁRZEA DA PALMA – GESTÃO 2024-2027

Publicado em: 31/01/2024 11:00

Posse dos novos Conselheiros Tutelares de Várzea da Palma – Gestão 2024-2027

A Cerimônia de Posse do Conselho Tutelar ocorreu no dia 10 de janeiro/2024, no Plenário da Câmara Legislativa de Várzea da Palma. A solenidade oficializou a posse dos novos Conselheiros Tutelares, contando com a presença de diversas autoridades, associações e membros da sociedade civil.

O Processo de Escolha para Conselheiro Tutelar aconteceu em outubro de 2023 e foi coordenado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Mediante votação popular, foram eleitos cinco conselheiros titulares, enquanto outros cinco conselheiros suplentes foram designados.

O novo colegiado é composto pelos conselheiros titulares: Elisabete Gomes, Ricardo Pereira Mendes, Marli Lúcia Martins de Matos, Leila de Jesus Medeiros Sanguinette e Elisangela Castelo Branco. Os suplentes são: Bruna Aparecida Fonseca, Dieislane Medeiros da Silva, Aniuza Benfica Campos, Claudinéia da Silva e Rafael Junio Ferreira Mendes.

O Conselho Tutelar, conforme definido pela Lei Federal 8.069, de 13 de julho de 1990, é responsável por zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, regidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Durante a cerimônia de posse, integrantes do Coral de Flautas da Banda de Música José Evangelista fizeram uma brilhante apresentação, a programação contou com uma homenagem à ex-presidente do CMDCA e servidora aposentada, Senhora Ednalva da Silva, que, com maestria, contribuiu significativamente com serviços à comunidade ao longo de sua jornada na Secretaria de Desenvolvimento Social.

A cerimônia contou com a presença do Prefeito Eduardo Monteiro de Abreu, da Vice-Prefeita Vilma Maria de Oliveira, do Presidente da Casa Legislativa Adaide Antônio Duarte, dos Vereadores: Edmar Pereira, Caio Diniz, Ricardo dos Santos, Gelson Fernandes, José Roberto Soares e Welington da Fonseca, além dos representantes da Segurança Pública: Dra. Jéssica Karoline de Souza Pereira, Delegada da Polícia Civil, e da Polícia Militar o 1º Tenente Mota e o Tenente Renan . Estiveram presentes também a Assessora Jurídica do Município Dra. Patrícia Barreto, a Secretária de Administração e Finanças Valéria Cunha, a Secretária de Educação Cleonice Cardoso dos Santos, a Secretária de Desenvolvimento Econômico Rosilei Martins, a Secretária de Saúde Elaine de Almeida, o Secretário de Desenvolvimento Social Miguel Henrique dos Santos, o SecretárioAdjuntode Desenvolvimento Social. Michel Rabelo, a Vice-Presidente do CMDCA Naide do Carmo Avelar Rodrigues, a Presidente da Comissão Especial de Eleição do Conselho Tutelar Samara Araujo Feitosa. A representante da Comissão Especial da Eleição Elisandra de Jesus Rodrigues, a Conselheira dos Direitos da Criança e Adolescente Adilma Nunes Rabelo, representante do EAC Gabriela Gomes e o Mestre Conselheiro da Ordem Demolay Víctor Otávio de Souza Freitas.