CEMIG apresenta Projeto Energia Cidadã para a população de Várzea da Palma

Publicado em: 14/09/2017 10:56 | Autor: Gleides Arlet

A Companhia Energética de Minas Gerais promoveu na tarde desta segunda-feira (11/09) o lançamento do Projeto Energia Cidadã no Município de Várzea da Palma. A reunião foi realizada no prédio do Legislativo e contou com a presença de autoridades do Município, em destaque o Prefeito Municipal Eduardo Monteiro e seu Vice Geraldo Nunes, e os vereadores André Nascimento de Souza, José Roberto Soares de Faria, Leopoldo Manoel de Araújo, Marciano de Medeiros Lima e Reginaldo Sales Martins de Brito.

O Prefeito Eduardo Monteiro em seu pronunciamento agradeceu aos representantes da CEMIG pela instalação do Programa na cidade. Expôs que o Projeto está chegando ao Município “em boa hora”, principalmente por beneficiar a população mais carente. Na ocasião, o Gestor Municipal fez votos de que este seja o primeiro de muitos outros projetos da Companhia para Várzea da Palma. O Agente de Relacionamento da CEMIG, Gilmar Mendes, também prestou agradecimentos pela receptividade, bem como pela cessão do espaço no Legislativo.

Na reunião, a Auxiliar de Coordenação da CEMIG, Dariele Ribeiro, relatou que o objetivo do Programa Energia Cidadã é substituir equipamentos que têm nível elevado de consumo por outros mais econômicos e eficientes. Além disso, busca-se promover uma redução no valor da conta de energia das famílias de baixa renda, contribuindo assim para a diminuição dos gastos com eletricidade.

Segundo a Coordenadora 2.275 famílias de baixa renda, que estiverem cadastradas no CRAS ou Tarifa Social, serão beneficiadas com o Programa. O investimento em Várzea da Palma será de R$ 43.659,37, destinados à substituição de 12.875 lâmpadas e 103 geladeiras ineficientes por equipamentos mais eficientes e econômicos.

No evento foi apresentada a equipe de agentes que irá realizar as visitas nas residências da cidade para orientar sobre o uso correto e econômico da energia elétrica, de modo a incentivar a redução do desperdício. Além de fornecer informações sobre eficiência energética os agentes promoverão nas visitas a troca de até 05 lâmpadas ineficientes por lâmpadas de LED de 8 Watts, bem como irão avaliar as geladeiras que se enquadram nos critérios para posterior substituição.