Um dos mais sérios problemas de Várzea da Palma era a questão do esgotamento sanitário. Uma cidade com 10.000 residências tem cerca de 12.000 fossas cépticas recebendo resíduos sólidos e líquidos provenientes do esgotamento doméstico diuturnamente.
Esse material decomposto acabava penetrando nas camadas subterrâneas e chegando ao lençol freático, e, consequentemente, ao rio das Velhas através das nascentes no seu entorno, contribuindo para a péssima qualidade da água do rio.
Além disso, o risco com afundamentos de fossas, muitas era abertas nas calçadas dos estabelecimentos e casas, e também com doenças era muito grande.
Em 2005, ao assumir o mandato o Prefeito Gerci eo Deputado Arlen Santiago conseguiram desentravar junto ao Governo do Estado os empecilhos que existiam para o início da primeira fase das obras da rede de esgoto.
As verbas saíram – um convênio de mais de 10 milhões de reais - e Várzea da Palma sofreu com as perfurações de ruas durante dois anos, mas valeu a pena.
Concomitantemente com a rede de esgoto nas ruas, a COPASA acelerava a construção da primeira ETE-Estação de Tratamento de Esgotos, num terreno que fica nos fundos da Italmagnésio, na margem direita do rio das Velhas.
Desde 2009 a COPASA vem fazendo as ligações residenciais e comerciais, e a ETE entrou em pleno funcionamento. A água que retorna ao rio tem cerca de 95% de pureza, segundo informações da COPASA. Os resíduos sólidos são dissecados e serão reaproveitados como adubos.
Com o funcionamento do sistema Várzea da Palma se insere na estatística das poucas cidades mineiras que já tem rede de esgoto funcionando, contribuindo sobremaneira para a despoluição do Rio das Velhas.
A partir de agora, novos empreendimentos poderão vir para nossa cidade, como indústrias, hotéis, condomínios de grande porte, uma vez que a questão do esgotamento sanitário sempre foi um empecilho negativo.
Políticos geralmente não gostam de obras que não aparecem, que ficam enterradas debaixo da terra, mas a realização da rede de esgoto e Estação de Tratamento, sem dúvida ficarão marcados como uma das mais importantes obras já realizadas em nossa cidade.