Alerta sobre a dengue: Suspeita de morte por dengue hemorrágica assusta varzeapalmenses

Publicado em: 21/12/2010 09:23 | Autor: Pedro de Oliveira

Por volta das 13:00hs do dia 18.12, os varzeapalmenses foram surpreendidos com a terrível notícia do falecimento da jovem Sara Castro Oliveira, filha do empresário Hélcio de Castro Oliveira Filho e Maria do Carmo.

Ela estudava medicina na cidade de Patos de Minas e iria se formar no próximo ano. Segundo informações colhidas pelo Site, ela viajou para Montes Claros para a formatura de uma amiga quando teve seu quadro clínico agravado, sendo internada no Hospital da Santa Casa daquela cidade.

A situação de saúde da jovem estudante se agravou rapidamente, tendo evoluído a óbito no sábado, apesar dos esforços da equipe médica daquele hospital. Divulgou-se que a causa mortis foi dengue hemorrágica.

Não se sabe ao certo o local em que contraiu a doença, mas suspeita-se que tenha sido em Patos de Minas. A população de Várzea da Palma ficou alarmada com a notícia, uma vez que Sara era muito querida e a família muito conhecida nos meios empresariais e sociais.

O corpo foi velado no Velório Santa Rita e o sepultamento ocorreu no domingo, dia 19, por volta das 9:00 hs, no Cemitério Velho sob clima de grande emoção. O caso de Sara repercutiu na Imprensa norte mineira, tendo destaque no Jornal InterTV.

A Secretaria de Saúde de Várzea da Palma e FUNASA devem ficar alertas e realizar um trabalho preventivo com urgência, mesmo sendo descartada a possibilidade da doença ter sido contraída na cidade. O carro fumacê seria importante neste momento.

Os vereadores e o site da Câmara já alertaram sobre a questão da dengue e os riscos que correm a população em caso de uma epidemia. Esclarecemos que a matéria em questão não visa sensacionalismo e sim, chamar a atenção para um grave problema de saúde.

O calor e alta umidade no verão são favoráveis à disseminação das larvas e proliferação do mosquito, bem como a presença de estudantes e parentes que chegam à cidade de férias, provenientes de outras cidades, podem trazer consigo o vírus que provoca a doença.

Mais uma vez o Site alerta sobre a necessidade da prevenção. Limpeza de lotes vagos, coleta de lixo, tampas nas caixas d’água, areia nos fundos dos vasos de plantas, eliminação de água empoçada e outros cuidados nos quintais e dentro de casa são medidas essenciais e obrigação de todos.

A Câmara de Vereadores envia seu voto de pesar à família enlutada, pedindo a Deus que os conforte nesta hora de dor imensurável e perda irreparável.