Ministério Público acusa prefeito e deputada estadual de compra de votos em Várzea da Palma

Publicado em: 27/10/2010 14:01 | Autor: Pedro de Oliveira

Luisa Brasil Publicação: 26/10/2010 15:44 Atualização:

A Procuradoria Regional Eleitoral em Minas Gerais entrou com uma ação contra representou contra o prefeito municipal de Várzea da Palma, no Norte de Minas, Luiz Antônio Pulchério Bastos (DEM), e contra a deputada estadual Ana Maria de Resende Vieira (PSDB) por compra de votos e conduta vedada.

De acordo com a denúncia, eles usaram dinheiro de um programa social da prefeitura para favorecer a deputada, que era candidata à reeleição. O projeto, que foi criado em 2009, só foi regulamentado pelo prefeito Luiz Antônio Pulchério em junho deste ano, logo antes do período de campanha eleitoral começar.

Ainda de acordo com a denúncia, para receber o dinheiro do programa, os beneficiários tinham que ir até a sede da prefeitura, onde eram recebidos pelo prefeito e pela candidata, ''que se encarregavam de entregar pessoalmente um cheque da Prefeitura, no valor de R$ 25,00, ao representante de cada família''.

A distribuição dos valores às famílias carentes realizou-se por dois meses, até ter sua execução suspensa pelo juiz eleitoral da cidade.

A Procuradoria pediu a cassação do registro ou do diploma de Ana Maria de Resende Vieira, e a sua condenação, juntamente com o prefeito de Várzea da Palma, ao pagamento de multa.

Ana Maria Resende Vieira foi impugnada pela Procuradoria Eleitoral nas eleições deste ano por causa do enquadramento na Lei da Ficha Limpa, mas teve o seu registro deferido por liminar do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).