Urbanização de áreas abandonadas ajuda a combater o tráfico e criminalidade em Várzea da Palma

Publicado em: 19/10/2010 09:49 | Autor: Pedro de Oliveira

O Rio de Janeiro é uma prova cabal de que a falta de urbanização nas cidades provoca o aumento do tráfico de drogas e da criminalidade. A maioria dos morros cariocas, sem urbanização, é de difícil acesso para a polícia, sendo dominados pelos traficantes à margem da Lei.

Naqueles morros, alguns com mais de 300.000 habitantes como a Rocinha e o Complexo do Alemão, o Estado fica ausente e os marginais é que implantam códigos de conduta a bel prazer, intimidando as pessoas de bem.

Em Várzea da Palma temos o exemplo da Vila dos Teimosos, também conhecida como Vila Aparecida, onde se concentra grande parte do tráfico e consumo de drogas em nossa cidade.

No dia em que a Prefeitura derrubar aqueles barracos, urbanizar aquele bairro, abrindo ruas e construindo moradias boas, com água, luz e saneamento básico, o tráfico e a violência deixarão de existir naquela área, ou pelo menos diminuirão consideravelmente.

Nos últimos anos, várias obras de urbanização vêm ocupando áreas anteriormente abandonadas, escuras, cheias de mato, onde todo tipo de criminalidade acontecia, tais como estupros, assaltos à mão armada, atentado ao pudor, consumo de drogas etc.

Podemos citar a área da estação, hoje iluminada e parcialmente urbanizada com a construção da praça de Eventos. Mas é preciso melhorar ainda mais, ajardinar, iluminar, terminar as praças iniciadas, construir quadras, parques infantis etc.

Outra área que antes era alvo de reclamações, o antigo campo do Operário. Hoje totalmente murado, a diretoria do clube loteou parte do terreno e está construindo um clube social, além do campo de futebol. Várias casas estão sendo construídas no entorno e os moradores estão satisfeitos e tranqüilos.

Recentemente a RIMA construiu uma bela praça num terreno baldio perto do Posto Serrinha, onde predominava o mato e a escuridão. Foi feito um projeto de arborização, só falta a iluminação do local e guardas à noite.

Atualmente a Prefeitura constrói a Praça da Bíblia no terreno que fica nos fundos do Fórum João Monteiro de Morais. Será mais uma área de lazer ocupando terrenos abandonados e melhorando sensivelmente a nossa cidade. A iluminação do trecho urbano da BR-496 também será de grande importância.

Se a maioria dos terrenos fosse devidamente murados e melhor aproveitados, os locais para proliferação de tráfico e violência diminuiriam consideravelmente. Mas existem dificuldades na aplicação de leis que regem a matéria, através da Prefeitura.

Os marginais não gostam de se expor e serem alvos fáceis de ações policiais. A urbanização e ocupação dessas áreas contribuem decididamente para o aumento da segurança da população e melhoria do aspecto urbano e visual de nossa cidade.

Aos poucos, vemos Várzea da Palma melhorar  e se tornar uma cidade bonita e segura. Cabe à Prefeitura fazer sua parte, colocando postes de iluminação e cuidando da limpeza e capina das vias públicas e das praças.