Várzea da Palma perdeu fábrica do Grupo RIMA que está sendo montada em Capitão Enéias

Publicado em: 06/09/2010 09:07 | Autor: Pedro de Oliveira

Não se sabe o porquê da atual administração municipal ter criado com pompa e circunstancia a empresa Municipal de Incubadora de Empresas, cujo titular o Sr. Izaias de Carvalho veio de fora para assumir, prometendo transformar a empresa em fomentadora do desenvolvimento auto-sustentável em Várzea da Palma.

O Secretário esteve na Câmara em reunião com os vereadores e discorreu sobre o tema. Muitos vereadores acreditaram no seu discurso otimista e cheio de garbo. Mas com o tempo, o que se vê é que a tal empresa só faz propaganda em jornais em matérias assinadas pelo próprio Sr. Izaias e nada de efetivo produziu até agora.

Ano passado, no auge da crise fechou a fábrica da Ceramus Bahia/Eliane Minas e o Governo Municipal e entidades representativas nada fizeram para impedir, pelo menos tentar reverter o fechamento, deixando centenas de desempregados e nossa economia mais fraca.

Em reunião recente na cidade o Superintendente da RIMA, engenheiro José Gonçalves (Jota) informou que o grupo RIMA está montando uma nova fábrica em Capitão Enéias, fábrica esta que poderia ter sido em Várzea da Palma, se houvesse maior interesse da atual administração municipal, segundo suas palavras.

A fábrica de luvas, calçados e congêneres ofertará em Capitão Enéias cerca de 400 empregos diretos. Pelo que se viu, faltou ação direta da Incubadora de Empresas do Município e também da Associação Comercial-ACI e Várzea da Palma perde mais um empreendimento de grande importância.

Há tempos o Grupo RIMA vem tendo problemas com as administrações municipais, inclusive já transferiu a sede da empresa de Várzea da Palma para Bocaiúva, durante o Governo Mário Morais, passando a faturar os produtos fabricados aqui com endereço de Bocaiúva, assim nossa cidade perdeu muito com a receita do ICMS.

Agora, o Grupo RIMA preteriu Várzea da Palma, onde produz ligas, ferro silício e outros, levando a nova unidade industrial para Capitão Enéias. É preciso mais ação em defesa do emprego para o nosso povo.