UTILIDADE PÚBLICA - INTER TV divulga matéria sobre destruição da Lagoa do Olaria

Publicado em: 18/08/2010 13:27 | Autor: Pedro de Oliveira

Várzea da Palma mais uma vez foi notícia negativa na imprensa regional do Norte de Minas. Desta vez não foi assunto ligado a violência e nem corrupção, mas com relação ao meio ambiente. A matéria foi ao ar através da INTER TV mostrando o descaso das autoridades e a atual situação em que se encontra a maior lagoa situada na margem direita do rio das Velhas, divulgada no último domingo, dia 15.08.

Na reportagem, foram mostradas imagens da Lagoa do Olaria, quase totalmente assoreada, onde praias imensas surgem à tona, onde antes só havia água. Além disso, as tabuas vão proliferando e a lagoa virando um grande brejo aniquilando os peixes e a vida animal.

Os moradores da Comunidade do Cai D’Água fizeram denúncias, foram ouvidos também representantes das propriedades rurais entre elas o Administrador da Fazenda Coqueiro Verde. A Fazenda capta milhares de litros de água para irrigação, mas o Gerente afirma que repõe a água através do Rio das Velhas.

O Dr. Artur Fagundes Rabelo, membro da OVIVE-VÁRZEA DA PALMA, organização não governamental filiada à OVIVE-Organização Vida Verde de Montes Claros, mostrou como o córrego foi desviado através de uma barragem. O Córrego Bebedouro, ao ser impedido de desaguar na lagoa, contribui assim para que a mesma esteja secando, pela falta de reposição de água.

Outra denúncia grave é que barragens estão impedindo as águas do Rio das Velhas de encher a lagoa na época das cheias. A Lagoa do Olaria é o maior berçário de peixes do rio das Velhas e também da fauna ribeirinha, onde uma gama enorme de animais vive e reproduz. A extinção da lagoa causará um prejuízo imensurável à Várzea da Palma e região.

A questão é que a Secretaria de Educação, encarregada das questões do Meio Ambiente nada faz, a Prefeitura Municipal nada faz e os órgãos que deveriam fiscalizar também deixam a desejar. Aliás, ninguém sabe se existe um Diretor de Meio Ambiente, e se existe, se tem capacidade para ocupar o cargo.

O Jornal A Semana-Várzea da Palma e integrantes da ONG SALVE/RIO DAS VELHAS já haviam feito uma denúncia semelhante em 2007, mostrando a situação de abandono da Lagoa do Olaria, mas agora a denúncia pela TV ganhou maior repercussão.

Ninguém quer prejudicar os fazendeiros, proprietários e empresários, mas é dever de todos protegerem e lutarem pelo Meio Ambiente, tão agredido e vilipendiado em todas as esferas. A Imprensa de nossa cidade, muito preocupada em denegrir pessoas e fazer intrigas, também nada divulga nas suas páginas, só politicagem e babozeiras...

Convém lembrar que a Lagoa do Olaria é um patrimônio ambiental de inestimável valor e em caso de secar, será um prejuizo imensurável para Várzea da Palma, para o Brasil e para o Planeta Terra.

Obs- as fotos são de 2007, de autoria do jornalista Pedro de Oliveira presidente da ONG Salve/Rio das Velhas. As imagens mostradas pela TV demonstram que a Lagoa se encontra em estado muito pior do que em 2007, quando foram tiradas as fotos acima.