Várzea da Palma tem duas bandeiras- Veja neste site qual delas é a original

Publicado em: 05/01/2010 09:10 | Autor: Pedro de Oliveira

Há algum tempo os varzeapalmenses estão convivendo com dois desenhos da bandeira do nosso município. Não se sabe por que e qual motivo, durante o Governo do Sr. Arnaldo Marques de Souza (1997-2004) mudaram o desenho da bandeira e foram confeccionadas centenas de novas bandeiras e distribuídas nas escolas e para outros estabelecimentos.

Assim, é comum vermos num desfile de 7 de setembro, por exemplo, desfiles com os dois modelos o que vem confundindo as pessoas. Em eventos públicos ou culturais também o uso de ambas as bandeiras é comum. Afinal, para que haja a mudança do pavilhão, tem que haver um motivo legal e que seja aprovado pela Câmara o novo projeto.

Além disso, há que respeitar o direito do criador da bandeira, Dr. Rubens Corrêa da Silva de, em caso de fato histórico novo com relação à cidade, modificar o desenho e apresentar um novo projeto para apreciação e aprovação dos órgãos competentes. Segundo o Dr. Rubens isso não aconteceu e ele também não vê nenhum fato novo que justifique mudar o projeto original.

Para elucidarmos o caso, procuramos o Sr. Moisés Vieira Neto, atual Chefe de Cultura do Município e o criador da nossa bandeira, Dr. Rubens Corrêa da Silva. O Sr. Moisés afirmou em ofício que o projeto original de 1.972 continua sendo o oficial. O Dr. Rubens Corrêa também afirmou que nunca foi consultado a respeito da mudança e que a bandeira que foi alterada não tem o seu aval.

Portanto, para que as diretoras de escolas fiquem atentas, reproduzimos os dois modelos da bandeira de Várzea da Palma, frisando que o modelo original é o que vale, seria bom que providenciassem urgentemente a troca de pavilhão, a fim de evitar mais confusão e constrangimentos.A bandeira oficial tem a palmeira do lado esquerdo, sem grafia do nome VÁRZEA DA PALMA, a palmeira tem folhas largas e desiguais. Já a falsa bandeira tem a palmeira no centro, com folhas finas.

Conheça um pouco sobre a criação da nossa bandeira:

Projeto e Desenho de Dr. Rubens Corrêa da Silva. Aprovada em concurso em 1.972, no Governo do Prefeito Geraldo Mariano da Silva. Detalhamento feito pelo autor: A sua cor preta representa o marco econômico mais importante do crescimento do município (o carvão); as faixas brancas em relação as verdes representam o grave desmatamento de nosso cerrado e matas ribeirinhas provocado pela exploração econômica do carvão.

A harmonia e o equilíbrio do verde e do branco em faixas paralelas, que faz descansar nossas vistas, lembram a esperança de dias melhores para nossa cidade; lembra o equilíbrio que devem pautar nossas condutas para com o município e seu patrimônio, para com a história e para com as pessoas que o habitam.

A palmeira negra nos lembra todas as árvores que se transformaram em carvão, a maior riqueza do município durante 4 décadas. É também uma perene lembrança de que devemos manter uma política de meio ambiente pautada nos princípios de preservação do rico cerrado e que a destruição poderá secar e assorear córregos e rios.