Forró da Palma - Conheça a história da nossa maior festa popular

Publicado em: 17/07/2009 11:31 | Autor: Pedro de Oliveira

Forró da Palma- Conheça um pouco da história da nossa maior festa popular

A maior festa popular de Várzea da Palma teve seu início em 1990, no primeiro mandato do Prefeito Dr. Gerci David dos Santos. Inicialmente a festa foi idealizada nos moldes do Forró de Curvelo, tendo a Sra Marli de Matos, o Engº Lúcio Marques e Ildeu Chaves como principais organizadores.

O primeiro forró recebeu o nome de Forró da Praça, tendo sido feito em volta da Praça Frei Jorge, nas ruas Joaquim Marques, Dr. Antônio e Salvador Roberto. A festa foi um sucesso e devido o grande número de forrozeiros, foi necessário procurar uma área maior e que não prejudicasse o trânsito no local.

Já no Governo Mário Morais, o forró foi transferido para o terreno do Social (em frente ao campo), sendo lá realizado vários eventos nos anos seguintes. No Governo de Arnaldo Marques (Bill), o Forró foi transferido para a área em frente ao Fórum, com a montagem de barracas de madeira e cobertas de palhas de coqueiros.

Em 1995, quando assumiu o Governo, Dr. Gerci investiu na área de eventos da Estação, construindo uma pista asfáltica, banheiros públicos, acessos e iluminação, transferindo a partir daí o forró para aquela área. Posteriormente mandou construir um palco de 250 m2 e o pavilhão com 6 barracas, tudo em alvenaria.

A partir daí, grandes atrações musicais se apresentaram como Teodoro & Sampaio, Rick & Renner e Bruno & Marrone, além de outras bandas regionais. A festa tomou proporções intermunicipais, com públicos entre 25 a 30 mil pessoas, sendo considerado, hoje, um dos maiores forrós do Estado de Minas Gerais.

A expectativa para o 19º Forró da Palma é muito grande, com a contratação de grandes artistas, como a Banda Calcinha Preta, João Mineiro & Mariano e a dupla global César Menotti & Fabiano.

Espera-se que a organização responsável pelo Forró seja capaz de manter o nível e a qualidade da festa alcançada nos últimos anos, uma vez que, ano a ano, tem aumentado o número de turistas que chegam a Várzea da Palma para a festa, bem como tem incrementado significativamente a economia local.