Expedição Manuelzão chega a Várzea e encerra jornada em Guaicui

Publicado em: 29/05/2009 12:10 | Autor: Pedro de Oliveira

PROJETO MANUELZÃO CHEGA A VÁRZEA E ENCERRA JORNADA EM GUAICUI

A equipe do Projeto Manuelzão, ONG ligada à UFMG e que tem o Professor Apolo Heringer Lisboa como presidente, vem lutando há anos pela preservação e recuperação da bacia do Rio das Velhas, que agrega 51 municípios mineiros. O rio das Velhas nasce na Cachoeira das Andorinhas, no município de Ouro Preto e percorre 761 kms até desaguar no São Francisco no distrito varzeapalmense de Barra do Guaicui. É o maior tributário do rio São Francisco.

Deste trabalho do Projeto Manuelzão em prol do rio das Velhas, surgiu o Projeto do Governo estadual de construir duas ETE’s – Estação de Tratamento de Esgotos, sendo o do Rio Arrudas e do Córrego do Onça. Segundo palavras do Dr. Apolo o rio já melhorou muito desde a primeira expedição em 2003, denominada “Manuelzão desce o rio das Velhas”, quando foram detectados muitos problemas, principalmente a poluição no trecho da grande BH. Desta vez, Dr. Apolo informa que o rio está bem melhor, com a volta do peixe e com níveis de poluentes bem menores. A qualidade da água está em níveis aceitáveis.

Ele afirmou que todos têm que lutar pela preservação do rio contra os “delinqüentes ecológicos”. O caiaquista Roninho, que participou também da 1ª expedição, em sua fala ao chegar à ponte, afirmou que Várzea da Palma precisa integrar mais os nos esforços de melhoria do rio, pois no município foram detectados problemas como dragas, ocupação das margens e esgotos industriais, além da poluição do ar pelas indústrias.

Disse que Várzea da Palma não pode dar as costas para o rio, pois o que está em jogo é a qualidade de vida da população e das gerações futuras. Já Rafael afirmou que a questão da poluição do ar – se referindo à Italmagnésio – que fica nas margens do rio – pode ser resolvida com a colocação de filtros antipoluentes – cobrando uma solução para este grave problema ambiental, que afeta diretamente a população com doenças respiratórias, cancerígenas e outras. Mas defendeu o emprego e o direito das empresas de produzirem, desde que respeitem às leis ambientais também.

A expedição chegou à ponte em torno das 17:00hs, sendo os navegadores Roninho, Rafael e Erick recebidos por jovens estudantes, imprensa, autoridades municipais e populares, com muita festa e alegria. Roninho e Rafael participaram da 1ª expedição, em 2003. À noite, a secretaria municipal de educação e Cultura realizou um evento cultural na Praça Frei Jorge, com apresentação da Banda Municipal José Evangelista, Grupo educação pelo Tambor, grupos de danças de Dinamá, Folia de Reis, Grupo de Dança do Bom Jardim e Coral Viva Voz.

É sempre um momento ímpar de debate e reflexão sobre a questão do “meio ambiente”, sempre deixada de lado pelas autoridades e empresários, quando a questão envolve interesses financeiros e especulativos. Várzea da Palma precisa acordar para a questão do meio ambiente e a população deve exigir mais ação. A questão do meio ambiente é de todos. Ficar de braços cruzados e de boca fechada é assinar um atestado de morte do planeta e da vida na Terra.

Dias 29 (sexta) 30 (sábado) e 31 (domingo) a expedição Manuelzão estará em Guaicui, onde os navegadores serão recebidos e será realizado o FESTIVELHAS MANUELZÃO com apresentações culturais e debates, além da reunião do Comitê da Bacia do São Francisco.

O Projeto Manuelzão dá o exemplo de que a luta pelo rio das Velhas e São Francisco vale a pena.