Vereadores derrubam projeto 34/2010 que criava nova secretaria e alterava estrutura administrativa do município

Publicado em: 07/12/2010 10:05 | Autor: Pedro de Oliveira

Por 5 votos contra e 4 a favor, o projeto 34/2010 que propunha a criação de nova secretaria, novos cargos, aumentava a despesa com contratação de pessoal e também, no seu bojo, modificava a estrutura administrativa do município foi rejeitado pela Câmara.

Foi um fato histórico na atual gestão, uma vez que até agora todos os projetos enviados pelo Prefeito Luiz Antônio haviam sido aprovados. Este fato acena para uma nova situação, onde a Câmara deverá atuar com maior independência a partir de agora.

Votaram contra o projeto os vereadores Edmar Pereira de Oliveira, Adelino Barboza Rocha, Jairo Fraga Teixeira e Elder Monteiro e a favor Wemerson Azevedo, Washington Luiz Araújo, Robson Antônio Gomes e Kleber Mauro Soares Faria.

Havendo empate, o voto minerva foi do Presidente Ataides Zuim, que deu voto contrário. A criação da Secretaria da Fazenda, segundo informações, seria para acomodar o ex-secretário de Educação, Sr. Alessandro Saraiva, substituído pelo vereador Márcio Roberto da Silva, atendendo ao rodízio proposto pelo prefeito.

O vereador Adelino Barboza Rocha justificou que não via necessidade no momento de criação de uma nova secretaria, gerando custos para o erário público, uma vez que estes cargos poderão ser contratados ou remanejados do próprio quadro da Prefeitura.

O vereador Edmar Pereira Oliveira disse que a rejeição foi uma forma de ajudar o Prefeito a colocar em ordem as finanças do Município, pois existem pendências a sanar, com relação a fornecedores, VZPREV e outros débitos, além de obras paralisadas.

O vereador Elder Monteiro alertou para notícia veiculada na Imprensa sobre cortes e arrocho a partir de 2011, onde o Presidente Lula alerta os prefeitos para cortes nos repasses e falta de verbas federais. A hora é de cortar gastos e enxugar a máquina administrativa, alertou o edil.

O vereador Wemerson Carlos Azevedo afirmou que do orçamento previsto para 2.011, cerca de 54% é destinado a salários e encargos, e que sobra pouco para infra-estrutura, saúde, educação, esportes e lazer e demais serviços essenciais.

A reunião da Câmara teve a presença de um grupo de jovens do Capítulo Demolay "Reinaldo Rodrigues dos Santos, cujo Mestre Conselheiro Regional, Miguel Sarkis, fez uma breve explanação sobre a ordem Demolay.