Auditores da Câmara são impedidos pelo Executivo de avaliar documentos da Prefeitura a pedido da Comissão Processante

Publicado em: 10/08/2010 13:43 | Autor: Pedro de Oliveira

Na tarde de ontem – dia 09.08, quatro auditores da Sérgio Bassi & Auditores, acompanharam os vereadores Jairo Fraga Teixeira, Ataides Antônio Ribeiro e Kleber Mauro Soares de Faria, membros da Comissão Processante que investiga ilícitos da atual administração, conhecida como CPI do Forró, foram impedidos pelo Poder Executivo a terem acesso à documentação relativa ao exercício de 2009.

A Comissão Processante originou-se a partir da denúncia efetivada pelo Sr. Raimundo Rodrigues dos Santos, inerentes a ilícitos na contratação de bandas e empresa de segurança durante o Forró da Palma de 2009, foram impedidos pelo Poder Executivo a terem acesso à documentação relativa ao exercício de 2009.

O Chefe de Gabinete do Prefeito Luiz Antônio, Sr. Geisson Ribeiro não permitiu a entrada dos técnicos contratados pela Câmara, alegando que a ordem do Prefeito é só para os vereadores membros da Comissão. Havia até segurança na porta de entrada do Gabinete.

O Presidente da Comissão, vereador Ataides Ribeiro protestou veementemente, dizendo que é um direito da Comissão contratar pessoal qualificado, uma vez que nenhum deles é técnico, contador ou perito.

O Procurador Jurídico da Câmara Dr. Célio Lima Sobrinho solicitou presença policial para lavrar BO na Prefeitura, para impetrar ação judicial no Ministério Público local, a fim de resguardar os direitos dos vereadores. Sabe-se que durante o recesso parlamentar de julho, o Prefeito Luiz Antônio tentou impedir na Justiça o direito dos vereadores fiscalizarem os atos do Executivo, sendo derrotado em Instância Superior.

Agora, tenta impedir os trabalhos dos vereadores impedindo o acesso aos documentos aos técnicos contratados pela Câmara. As ações do Prefeito e acessores só nos levam a uma suspeita: Se está tudo certinho e correto na contabilidade e documentação do ano de 2009, porque dificultar e tentar impedir a fiscalização? O dito popular afirma que “onde há fumaça há fogo”.

O Presidente Ataides Ribeiro, após a lavratura do BO pela Policia Militar se retirou da Prefeitura, mas disse que vai contratar uma máquina xérox para xerocar toda a documentação e assim, os auditores poderão fazer a perícia nos documentos sob suspeita, a fim de dar uma satisfação à população de Várzea da Palma e cumprir seu papel constitucional.

Só resta agora, o Prefeito Luiz Antônio – eleito pelo partido Democratas – que parece não conhecer bem de democracia, impedir a máquina xerox entrar na Prefeitura para fazer as cópias dos documentos.

Obs: O assesor de Comunicação da Câmara também foi impedido de adentrar a sala do Gabinete, acompanhando o desenrolar dos fatos no corredor do Prédio de onde foram tiradas as fotos apresentadas nesta matéria.