Secretário da Educação confirma na Câmara que cede funcionários municipais a Escola particular que dirige e ameaça corta

Publicado em: 20/05/2010 14:44 | Autor: Pedro de Oliveira

O Secretário Municipal da Educação, Senhor Alessandro Azevedo Saraiva, esteve no plenário da Câmara Municipal durante a reunião ordinária do dia 17.05, fazendo esclarecimentos sobre sua gestão.

O secretário apresentou gráficos que mostram que a educação municipal em Várzea da Palma está uma maravilha, que a arrecadação está crescendo, mas se enrolou todo ao justificar a fixação da despesa de água da Creche Araci Vicintin em R$ 200,00 mensais.

Chamou a Irmã Dorotéia, diretora da Creche de “minha amiga”, mas bateu pé, com certa rispidez, quando foi perguntado pelo vereador Kleber Mauro sobre o que fará caso a conta da Creche ultrapasse o valor fixado. Ele respondeu em tom de ameaça: “se isso acontecer o senhor saberá”, deixando a entender que cortará o pagamento da conta de água e deixará 180 crianças sem água. Caso isso aconteça restará à diretora fechar a creche e mandar as crianças para casa. Uma calamidade!

Explicou que trabalha com metas e que as outras escolas já se “enquadraram”, e que com a creche não é diferente. Coitadas das nossas criancinhas, futuro do nosso país... Metas truculentas e como estas foram mais usadas em regimes totalitários.

O Presidente Ataides Zuim perguntou quantos funcionários contratados tem a secretaria.O Secretário informou que não dispunha deste dado, como se não fosse ele próprio quem aprovasse e autorizasse a contratação. Perguntado se tinha funcionários da Secretaria trabalhando em escolas particulares como Colégio Destaque ou CNEC, o secretário respondeu que no CNEC, sim, com certeza.

O secretário foi no mínimo incoerente, uma vez que tendo 2 ou 3 funcionários cedidos a uma escola particular (CNEC) conforme ele mesmo confirmou, a secretaria gastará cerca de R$ 1.400,00 a R$ 2.000,00 por mês, quantia esta infinitamente superior ao consumo de água da Creche, que não é desperdício, e sim essencial às atividades da entidade.

Essa certeza é óbvia, uma vez que o PRÓPRIO secretário é também diretor da referida escola, portanto há algo de “podre na Reino da Dinamarca”, conforme diria o dramaturgo Shakespeare. O vereador Ataides pediu ao secretário o envio da lista de contratados e também cópias dos contratos com as escolas particulares.

Apesar dos belos gráficos e do apoio de alguns vereadores manifestos na reunião, é público e notório que a educação municipal não anda a maravilha que querem pregar e agora ainda culpam a administração passada onde a secretária Selma Azevedo recebeu muitos elogios durante sua gestão.