Falta d’água no Jardim América, deficiência na iluminação pública, problemas de infraestrutura no Bairro Caiçara e escol

Publicado em: 15/08/2022 19:00

Foram alguns dos assuntos abordados pelos vereadores na sessão plenária do dia 08/08/2022

Na reunião ordinária realizada na última segunda-feira, dia 08/08/2022, os vereadores apresentaram reivindicações cobrando dos órgãos responsáveis providências visando à melhoria no abastecimento de água no Bairro Jardim América I, revitalização de escolas municipais, celeridade na substituição das lâmpadas queimadas na cidade, dentre outros pedidos.

Falta d’água no Jardim América

Por meio de Indicação, o vereador Adaide Antônio Duarte (PSB), requisitou à COPASA a adoção de medidas que venham solucionar o problema da falta de abastecimento de água no Bairro Jardim América I, que ocorre, frequentemente, entre os horários de 5:00 as 18:00 horas. O vereador pediu, ainda, que seja analisada a viabilidade da concessionária construir reservatório adequado para armazenamento de água na referida localidade, que venha atender com eficiência a região. No documento aprovado por unanimidade pelo Plenário da Casa, o Edil ressalta a importância de intervenções serem feitas, em caráter de urgência, a fim de que os moradores tenham acesso à água em suas residências em tempo integral. “É importante frisar o imenso transtorno que a falta d’água traz aos munícipes, dada a importância desse recurso, fundamental para a garantia da qualidade de vida e da saúde do ser humano”, enfatizou. O vereador Neri Freitas dos Santos Filho (Neri do Boi) também abordou a questão e endossou o pedido à Companhia de Abastecimento de Água para que a problemática seja resolvida o quanto antes, frisando que os moradores do Bairro Jardim América I há bastante tempo sofrem com a escassez do serviço.

Problemas de infraestrutura no Bairro Caiçara

Neri do Boi (PSL) utilizou a tribuna para reivindicar à Administração Pública maior atenção com os bairros periféricos da cidade. O parlamentar citou que várias regiões estão abandonadas, carentes de infraestrutura e que “só têm valor na hora do voto”, realidade que precisa ser mudada, conforme destacou.

Umas dessas regiões que, segundo Neri, necessita de mais assistência é o Bairro Caiçara.  O Edil expôs que esteve no local para verificar as demandas e constatou que a Escola Municipal Agenor Evangelista carece de reforma no telhado da instituição, construção de cobertura na região de acesso aos banheiros dos alunos e na quadra esportiva. O vereador ressaltou já ter ocorrido caso de aluno ter ficado com bolhas nos pés após realizar atividade física na quadra descoberta.

Ainda sobre o bairro, Neri comentou ter solicitado há aproximadamente oito meses ao Executivo o conserto do bueiro localizado na Rua Zeferino Rosa Silva. Disse que a região necessita de intervenções antes do período chuvoso, para que não ocorram novos alagamentos e cause prejuízos aos moradores. O vereador aproveitou a ocasião para conscientizar a população sobre a importância de realizar o descarte correto dos lixos, a fim de que não ocorra o entupimento dos bueiros.

Exames de Raio X pelo SUS

Outro assunto destacado na sessão, diz respeito à realização dos exames de Raio X pelo SUS. Na tribuna, Neri do Boi solicitou à Secretaria de Saúde deliberações no intuito de que as imagens de Raio X emitidas pelo Sistema Único de Saúde sejam disponibilizadas aos pacientes de forma impressa e não somente por meio de CDs. Frisou tratar-se de um pedido de vários munícipes, uma vez que, nos atendimentos médicos, é postulado aos pacientes a apresentação da imagem impressa para facilitar o atendimento.

Iluminação Pública

A falta de iluminação pública em alguns trechos da cidade voltou a ser questionada na reunião plenária desta segunda-feira. A problemática foi citada pelo vereador Neri, que solicitou ao setor responsável pelos serviços na cidade que priorize a troca das lâmpadas queimadas nas vias públicas e, somente depois, faça a substituição dos dispositivos restantes pelas de LED. Expôs existir no Município uma quantidade de ruas escuras, que há mais de seis meses estão sem a devida iluminação.