Secretária de Saúde presta esclarecimentos à Câmara de Várzea da Palma

 

Publicado em: 16/05/2019 13:39 | Autor: Gleides Arlet

Whatsapp

 

Convocada por meio de requerimento do vereador Thales Emílio Pimenta Modesto, a Secretária Municipal de Saúde, Senhora Viviane Gonçalves Carneiro, participou na terça-feira 07/05 de reunião ordinária da Câmara para prestar esclarecimentos ao Legislativo acerca da saúde municipal.

Dentre os principais questionamentos feitos pelos Edis estão a morosidade nos agendamentos de procedimentos via SUS, sobretudo de exames laboratoriais, ultrassonografias e cirurgias; a ausência de resposta da Secretaria às reivindicações apresentadas pelo Legislativo, falta de médicos nos Acolheres e na zona rural; dificuldades nos agendamentos de viagens pelos pacientes para tratamento fora do domicílio; inconstância das visitas domiciliares feitas pelas agentes de saúde aos moradores; insatisfação da população sobre o atendimento prestado no Pronto Atendimento e a interrupção no atendimento médico na troca de plantões do citado local.

Na ocasião, os parlamentares solicitaram a contratação de mais um médico para prestar atendimento no período vespertino no Pronto Atendimento, bem como de dentistas para complementar o quadro de funcionários do Município.

Também reivindicaram à Secretária a realização de um choque de gestão na pasta, visando à reorganização do quadro funcional para a melhoria no atendimento e a nomeação de apenas um dirigente por Acolher, considerando haver dois gerentes administrativos para as unidades e ainda um coordenador assistencial por equipe de acolher, no intuito de gerar economia e essa ser revertida no aumento da oferta de procedimentos.

Ademais, que seja analisada a viabilidade do Município realizar novo concurso para admissão de médicos com edital mais simples. Para os Edis a burocratização do último certame realizado para provimento de médicos prejudicou a permanência de profissionais competentes que prestavam serviços para o Município.

Outro tema abordado pela Casa foi a paralisação das obras da Unidade de Pronto Atendimento. Os vereadores aproveitaram a presença da Secretária para pedir informações sobre quais medidas o Município adotará em relação à inatividade da UPA.

 

Esclarecimentos prestados pela Secretária

Na sessão, a Secretária disse que as dificuldades que a saúde municipal enfrenta é por dispor de poucos recursos, uma vez que a União congelou o valor repassado para subsidiar os serviços e devido o Estado não cumprir com as obrigações de sua competência.

Sobre a pouca oferta de exames, Viviane ressaltou que o setor tem buscado verbas para aumentar a concessão desses procedimentos, e que inclusive está sendo negociada a realização de mutirões para atender todos os casos de ultrassonografias. Declarou ainda que caso os vereadores consigam junto aos deputados um aparelho de ultrassonografia para o Município, o equipamento será bem vindo, entretanto, demandará gastos e a contratação de médico para executar os exames.

Em relação ao agendamento de cirurgias, comunicou que no dia 17 de maio iniciarão as consultas para realização das cirurgias eletivas de média complexidade no Município, bem como que os demais procedimentos continuarão a serem feitos através da pactuação em Pirapora e Montes Claros. Na oportunidade, solicitou à população que procure os Acolheres para agendamento dessas avaliações.

No tocante às reclamações quanto ao atendimento prestado no Pronto Socorro, assegurou serem feitos treinamentos com os funcionários e que existe um protocolo que dispõe sobre a forma como a recepção deve atender os usuários.  Viviane afirmou que quando são registradas reclamações, a Secretaria adota medidas conforme as penalidades que o estatuto estabelece para cada infração cometida, que pode acarretar até a exoneração do servidor. Disse que o setor também costuma fazer o remanejamento do funcionário.

Concernente às dificuldades de agendamento das viagens pelos usuários, expôs que a Secretaria, em algumas situações, precisa realizar a triagem dos pacientes, visto que a quantidade de veículos é incompatível com a grande demanda do setor, sendo necessário priorizar os casos em que não há possibilidade de ser feita a remarcação do atendimento médico.

A Gestora Municipal salientou que o Município precisou remanejar os médicos nas unidades de saúde, devido à saída repentina de quatro profissionais do setor. Contudo, anunciou a vinda de três médicos para os Acolheres a partir do dia 13/05 e que está sendo negociada a vinda de mais uma médica para atendimento da zona rural. Comentou ainda ser favorável à realização de um novo concurso para preenchimento dessas vagas, bem como não ter participado da elaboração do edital que regeu o último certame.

No tocante às reclamações de inconstância das visitas feitas pelas agentes de saúde e demora no agendamento de raio x, manifestou que irá apurar as denúncias apresentadas pelos Edis.

Viviane ainda abordou que a construção da Unidade de Pronto Atendimento é um anseio seu e do Prefeito, e que está sendo avaliada a viabilidade de retomar a sua construção ou de transformar o Pronto Socorro em UPA ampliada, considerando que a unidade precisa estar em plena atividade para que a cidade receba o incentivo financeiro para custeio mensal dos serviços de urgência e emergência. Mencionou que está sendo apurada a possibilidade de transferir o setor administrativo da Secretaria para o prédio da UPA, no intuito de gerar economia com aluguéis. Ademais, disse que caso não construam a unidade, o Município terá que devolver o recurso recebido nesse propósito.

Também relatou que a intenção da Secretaria era disponibilizar um dos veículos angariados via deputado para a Comunidade de Porteiras, porém, foi identificado ser maior a necessidade de manter o carro na Secretaria.

A Gestora aproveitou a ocasião para divulgar que em breve a cidade contará com a equipe de atenção domiciliar para atender pacientes acamados, bem como informou estar buscando incentivo financeiro junto ao Governo Federal para custeio de equipe de atendimento aos presidiários.

Ao final dos esclarecimentos, Viviane disse que irá apresentar à sua equipe e ao Prefeito todas as reivindicações e sugestões de melhorias feitas pelos vereadores, considerando que as deliberações são tomadas de forma conjunta.

No encerramento da reunião, o Presidente da Câmara prestou agradecimentos à Secretária pela presença e reiterou que a Câmara está a sua disposição para auxiliar no que for necessário para a melhoria da saúde municipal.