Diretor do Centro de Tratamento Shekinah solicita apoio para entidade

Publicado em: 16/05/2018 06:25 | Autor: Gleides Arlet

O Diretor do Centro de Tratamento Shekinah, Carlos Antônio T. Costa, fez uso da tribuna na reunião ordinária da Câmara desta terça-feira (08/05). A visita teve como objetivo divulgar os trabalhos desenvolvidos pela entidade, bem como solicitar aos Edis apoio junto ao Executivo para que seja feita uma parceria com a instituição, na intenção de melhorar a qualidade do atendimento prestado pela clínica e a quantidade de vagas disponibilizadas para pessoas carentes.

Segundo Carlos, no Centro de Tratamento Shekinah, que desenvolve um trabalho social voltado ao tratamento de dependentes químicos em regime de acolhimento, existe um alto déficit do número de vagas sociais (gratuitas) na clínica, incompatível com a grande demanda de solicitações. “Recebemos quase que diariamente, pedidos de acolhimento de famílias e pessoas que não possuem capacidade financeira para arcar com os custos de um tratamento especializado”, ressaltou.

O Diretor disse ainda que o fenômeno da dependência química é algo complexo, que afeta vários setores sociais, sendo inclusive uma questão de saúde pública.

A proposta da entidade, é que com o apoio da Administração Municipal, possam ofertar 22 vagas a zero custo para tratamento de pessoas de famílias de baixa renda e em estado de vulnerabilidade e/ou situação de rua. Dentre as solicitações, o Centro de Tratamento pede auxílio técnico de profissionais da área de saúde do Município para acompanhamento dos pacientes.

Vereador diz que houve um retrocesso na saúde no Município

Na reunião os vereadores voltaram a fazer críticas em relação à qualidade dos serviços prestados pela Secretaria de Saúde de Várzea da Palma.

O vereador Ricardo Pereira em seu discurso solicitou providências do Gestor Municipal e da Secretária de Saúde para que haja o retorno das marcações das cirurgias complexas no Município, bem como a contratação do médico Dr. Gerci para realizar estes procedimentos. O Edil também comentou sobre a dificuldade no agendamento de exames de ultrassonografias. Segundo Ricardo deve haver uma parceria entre os Poderes para que possam melhor atender a população.

Edmar Pereira (Dimazão) foi outro parlamentar que utilizou a tribuna para reivindicar melhorias em relação à saúde. De acordo com o vereador houve um retrocesso na saúde municipal, uma vez que a população não consegue realizar exames, cirurgias e outros procedimentos médicos pelo SUS. O vereador citou ter conseguido descontos em clínicas particulares para pacientes carentes realizarem seus tratamentos, inclusive para cirurgia de catarata. Na ocasião, Edmar solicitou aos colegas do Legislativo empenho junto à pasta para que providências sejam adotadas no sentido de solucionar o problema, bem como para que cirurgias sejam realizadas no Município.

Parlamentar pede a população que colabore com a manutenção dos serviços de limpeza

No uso do Plenário, o vereador Reginaldo solicitou à população que auxilie na limpeza urbana do Município. Conforme o Edil, o Diretor de Limpeza e Serviços Urbanos, Alemar Rabelo e sua equipe realizou a limpeza no campo de futebol do Bairro Jardim América II, que estava sendo utilizado como depósito de entulhos, porém a população deve zelar por manter o local nessas condições. O vereador disse ainda em seu pronunciamento que em visita realizada ao Deputado Cabo Júlio na ALMG, foi confirmada a indicação de recurso para construção de alambrado no referido campo de futebol, bem como que o Deputado irá disponibilizar também um veículo para o setor de saúde do Distrito de Guaicuí.

Indicação e Moção de Pesar Aprovadas

Na sessão legislativa foi aprovada por unanimidade a Indicação nº 52/2018, de autoria do vereador Reginaldo Sales Martins de Brito, postulando ao Executivo a realização de roçada de mato e limpeza através de máquina da Rua Santa Catarina, nas mediações do nº 60, Bairro José Evangelista, bem como Moção de Pesar da lavra dos vereadores Ricardo Pereira dos Santos e Eli José Soares Faria aos familiares da Senhora Vera Luiza de Morais Amâncio, em razão de seu falecimento.