Promotores João Paulo e Fernanda de Paula são homenageados pela Câmara com aprovação de Título de Cidadania Honorária

Publicado em: 08/05/2018 06:44 | Autor: Gleides Arlet

A Câmara Municipal aprovou de forma unânime nesta terça-feira (03/04) os Projetos de Decreto Legislativo nº 01/2018 e 02/2018, de autoria conjunta dos vereadores, que outorga o Título de Cidadania Honorária aos Promotores do Judiciário do Município, Dr. João Paulo Fernandes e Dra. Fernanda de Paula Silva.

Na sessão legislativa, o vereador Dr. Rodrigo Dalla ressaltou ser muito justa a homenagem aos representantes do Ministério Público com a concessão dos títulos, considerando os relevantes serviços que os mesmos têm prestado à sociedade varzeapalmense.

Problemas de trafegabilidade nas estradas rurais

A necessidade de melhoria nas estradas rurais foi um dos principais temas debatidos pelos vereadores.

O vereador Marciano (Preto do Mercado) protestou em relação à demora no atendimento da solicitação de revitalização das estradas que dão acesso à Comunidade de Boa Vista e à Fazenda Mecominas. Segundo o Edil, há bastante tempo os parlamentares vem solicitando o patrolamento das regiões ao Executivo Municipal sem obter êxito.

Outro parlamentar que cobrou providências urgentes à Administração em relação ao assunto foi o vereador Ricardinho do Carmo. “O problema é sério. Os moradores estão sofrendo com as dificuldades de trafegabilidade, sendo necessário inclusive priorizar os serviços naquelas estradas que fazem parte da rota dos ônibus escolares, a fim de que seja preservada a segurança destes estudantes”, salientou. O parlamentar solicitou inclusive que seja oficiado o Secretário de Transportes para que informe a atual localização das máquinas motoniveladoras patrol.

Paralisação nas marcações de Ultrassom e Ineficiência da Maternidade

Também foi destaque na sessão parlamentar a cobrança em relação à suspensão das marcações de exames de ultrassonografia e ineficiência da maternidade.

Os vereadores Robson e Marciano teceram críticas ao Setor de Saúde quanto à paralisação de serviços de imagem de ultrassom, ressaltando que estes são procedimentos básicos que não podem ser interrompidos.

Robson ainda citou ser deficiente o sistema de atendimento das gestantes em Pirapora. O vereador comentou caso de grávida que precisou ter seu filho em Curvelo em razão da mesma não ter conseguido atendimento em Pirapora, bem como ter recebido relatos de que gestantes estariam sendo internadas em alas junto com outros pacientes. O Edil solicitou aos responsáveis providências para que estas situações sejam resolvidas. E complementou, dizendo que a Comissão de Saúde irá analisar, identificar os problemas da Secretaria de Saúde e encaminhar relatório ao Prefeito no intuito de haver melhorias no setor.

O vereador Rodrigo sugeriu na reunião que a Comissão de vereadores convide a Secretária de Saúde para agendarem uma visita à maternidade de Pirapora, na intenção de solucionar os transtornos vivenciados pelas gestantes.

Executivo propõe doação de terreno e doação de casas populares às famílias do loteamento “Paraisópolis”

Na tribuna, o vereador Rodrigo abordou que esteve com a Procuradora Jurídica do Município para obter esclarecimentos sobre o processo de reintegração de posse impetrado pelo Município em desfavor das famílias instaladas no loteamento próximo à Italmagnésio Nordeste. Segundo as informações coletadas, foi reiterada às famílias, na audiência de conciliação realizada no dia 07/02/2018, proposta de acordo efetuado na audiência do dia 09/11/2016, consistente na doação dos lotes da área que fica próximo ao loteamento “Estância da Palma”, bem como a possibilidade daquelas pessoas que atenderem as exigências legais para financiamento de habitação popular serem agraciadas com uma casa dentre as duzentas que serão construídas no loteamento “Estância da Palma”. O vereador disponibilizou aos Edis para cópia o Termo de Audiência de Instrução e Julgamento, onde consta o acordo.

Retorno da Banda Municipal

Na sessão, os vereadores Eli, Marciano e Rodrigo solicitaram ao Executivo o restabelecimento da Banda Municipal de Música.

O vereador Eli requereu em Plenário o envio de ofício ao Secretário de Educação postulando a renovação de contrato com a Banda, visto tratar-se de patrimônio do Município, que oportuniza às crianças, jovens e adultos formação musical, estimulando a cidadania e a difusão da cultura local.

Em seu discurso, Rodrigo também citou a importância do Município investir ainda em projetos sociais como a “Camerata de Violões” e “Escola de Música”, enfatizando que projetos deste teor, que propiciam formação e conhecimento são instrumentos de transformação social.

Indicações aprovadas:

O Legislativo aprovou por unanimidade as Indicações nº 43 e 44/2018, de autoria do vereador Heliaquim Pereira Lima solicitando a colocação de ventiladores no corredor do Pronto Atendimento Municipal e a realização de capina e limpeza na Rua José Gonçalves Magalhães; 45/2018, de autoria do vereador André Nascimento de Souza, requerendo a instalação de kits de luminária em três postes localizados na Rua Luzia de Tonhão, próximo ao nº 27, Bairro Pinlar I; e 46/2018, de autoria do vereador Rodrigo Aguiar Dalla Bernardina, postulando o conserto de um dos semáforos localizados no entroncamento da Av. Dr. Mallard com a Rua Salvador Roberto, bem como que seja estendido o seu horário de funcionamento até as 22 horas.

Também houve requerimento verbal do vereador Robson Antônio Gomes solicitando a sua inclusão na Comissão de Saúde, bem como a fixação de prazo de seis meses para apresentação de relatório, podendo ser o prazo prorrogável por igual período, tendo sido o pedido deferido pelo Presidente.