Convite para Solenidade em Homenagem à Equipe da Vigilância em Saúde de Várzea da Palma

Publicado em: 04/12/2017 10:07 | Autor: Gleides Arlet

A Câmara Municipal de Várzea da Palma convida V.S.ª e família para solenidade de Entrega de Placa em homenagem à Equipe da Vigilância em Saúde de Várzea da Palma pela 1ª Colocação na Avaliação do Programa de Monitoramento das Ações da Vigilância em Saúde  ProMAVS no Ano de 2017, a ser realizada na reunião ordinária desta terça-feira (05), às 09 horas no Prédio do Legislativo.

O Programa de Monitoramento das Ações de Vigilância em Saúde, Resolução SES/MG Nº 5.484, de 17 de Novembro de 2016, tem como objetivo fortalecer o planejamento, a gestão e a execução das ações de vigilância em saúde desenvolvidas pelo município. É composto por 36 indicadores, isso quer dizer 36 metas a serem cumpridas, como por exemplo: Percentual de vacinas com a cobertura vacinal preconizada; Percentual de sintomáticos respiratórios identificados e examinados no total estimado para Minas Gerais (0,5% da população); realizar pelo menos 04 ciclos de visitas em 80% dos imóveis elegíveis para o controle vetorial de dengue, chikungunya e zika, dentre outras.

O Município de Várzea da Palma alcançou na avaliação do referido programa 96 pontos, recebendo com isso o certificado de primeiro lugar nas  Ações de Vigilância em Saúde no ano de 2017 , na Microrregião de Pirapora. De acordo com este resultado, o Município obteve no primeiro quadrimestre 100% do incentivo financeiro de que trata a Resolução SES/MG Nº 5.484, repetindo a marca no segundo quadrimestre chegando à soma de 98,93 pontos.

Vale lembrar que algumas ações da Vigilância em Saúde são realizadas em parceria com as Unidades Básicas de Saúde (ESF), Complexo Hospitalar, dentre outros.

O auxílio financeiro deverá ser exclusivamente aplicado com a finalidade de fortalecer as ações de Vigilância Sanitária, Epidemiológica, Ambiental, Saúde do Trabalhador e Vigilância da Situação de Saúde constantes nas diretrizes do Plano Municipal de Saúde. Importante ressaltar que o Programa de Monitoramento das Ações de Vigilância em Saúde tem caráter complementar ao desenvolvimento das ações de rotina de Vigilância em Saúde do Município.

Resultados apurados no 1° quadrimestre de 2017 do Programa de Monitoramento das Ações da Vigilância em Saúde (ProMAVS) RESULTADOS:

1. VÁRZEA DA PALMA: 96,00 PONTOS

2. PONTO CHIQUE: 93,13 PONTOS