Falecimento de Dr. Luiz de Paula Ferreira

Publicado em: 23/11/2017 10:09 | Autor: Gleides Arlet

É com grande pesar que a Câmara Municipal de Várzea da Palma comunica e lamenta profundamente o falecimento de Dr. Luiz de Paula Ferreira, ocorrido na madrugada desta quinta-feira (23).

LUIZ DE PAULA FERREIRA

Nasceu no então povoado de Várzea da Palma, município de Pirapora – MG, em 27 de junho de 1917, filho de Joaquim de Paula Ferreira, antigo tropeiro e pequeno comerciante na localidade, e Emília Mendonça de Paula. Fez o curso primário em Pirapora, o secundário e o de Contador em Montes Claros e o de Direito no Rio de Janeiro. Casou-se com a professora Isabel Rebello de Paula, com quem teve os filhos João Gustavo, Isabel, Cecília e Juliana. Considerado um dos mais ilustres homens brasileiros, comemorou no dia 27 de Junho de 2017 um centenário de história, consolidando-se como uma das principais lideranças do Norte de Minas e que deixou em seu extenso e admirado currículo um legado de grandes títulos pelo olhar visionário que muito contribuiu para o desenvolvimento de nossa região, inclusive de Várzea da Palma, sua terra natal.

Várzea da Palma/Educação

Além de ser sua cidade natal, Várzea da Palma foi beneficiada por diversas ações de Luiz de Paula. Com sua influência levou a educação para a cidade através da criação da Fundação Educacional Luiz de Paula com a participação financeira de todos os fazendeiros e empresários da cidade. Além da cidade, foram instalados cursos em mais 13 municípios do Norte de Minas. Seu Pai – Joaquim de Paula Ferreira fundou a Escola Rural Mista, que hoje é a tradicional “Escola Estadual Joaquim de Paula Ferreira”, e o Colégio Normal Emília Mendonça de Paula, hoje “Escola Estadual Emília Mendonça de Paula”, sua esposa, mãe de Luiz de Paula.

Norte de Minas

Foi eleito deputado federal em 1967 no período militar e tornou-se a mais importante ligação de Minas Gerais, especialmente o Norte de Minas, com o Governo Militar. E ele transformou o Norte de Minas com a instalação do período industrial na região, com a destinação dos recursos da SUDENE. Instalou indústrias em Várzea da Palma, Pirapora e Montes Claros. Só em Várzea da Palma foram cinco indústrias que revolucionaram os anos 70. Já nessa época já pedia a instalação de uma secretaria especial para o Norte de Minas, que só foi criada 30 anos depois. Ativo no processo de industrialização do estado e do País, o sucesso empresarial não lhe bastava. Desenvolver sua terra, sua região, seu estado, seu país era preciso. Entendeu que desenvolvimento se faz com Educação e Cultura. Por isso, a inquietude. Fundou ginásios em Várzea da Palma e Buenópolis, Colégio Paulo VI em Corinto, em Montes Claros participou da fundação da Associação Comercial de Montes Claros, da Cia Telefônica, do Rotary Clube da cidade, Membro da Academia de Letras, vice-prefeito de Montes Claros (62/65) e também vice-presidente da FIEMG e muito mais. Em Montes Claros, empenhou-se na instalação de uma unidade do Exército no Norte de Minas, hoje, valioso patrimônio de toda a região. Isso tudo iniciou-se por intermédio de uma caixa de engraxate, seu primeiro trabalho.

Empreendedor

Foi deputado. Homem Público de lavra sóbria e palavra séria, e nunca descumprida. Seu envolvimento com o mundo empresarial rendeu inúmeros benefícios carreados para o Norte de Minas e para o Nordeste Brasileiro, participando da realização da SUDENE, como alavanca desenvolvimentista. Um idealizador. Luiz de Paula teve decisiva e mais que valiosa participação no processo de implantação do ensino superior na região Norte de Minas.

Sócio Fundador das seguintes empresas

• COTEMINAS

• COTENOR – Indústria Têxtil

• COTENE-COTEMINAS DO NORDESTE S/A – NATAL/RN

• ECONORTE

• ECOPAR

• FARPAL AGROPASTORIL E PARTICIPAÇÕES

• FAZENDAS CANTAGALO

• CEBRATEX

• EMBRATEX

• Proprietário da Algodoeira Luiz de Paula S/A na década de 60

Co-fundador e Ex-diretor das seguintes entidades e empresas de interesse comunitário

• Associação Comercial e Industrial de Montes Claros – ACI

• Cia Telefônica de Montes Claros

• FELP – Fundação Educacional Luiz de Paula

• Centro Cultural Brasil –Estados Unidos

• Rotary Club de Montes Claros

Outras Atividades

*Vice-prefeito de Montes Claros em 1962/1965

* Governador do Distrito 458, hoje 4760 do Rotary Internacional em 1965/66.

* Deputado Federal em 1967/1970

* Vice-presidente da FIEMG

* Chanceler do Mérito Industrial da FIEMG desde 1987

* Membro da Academia Montes Claros de Letras

* Membro da Loja Maçônica Deus e Liberdade

* Membro do Instituto Histórico e geográfico de Minas Gerais

* Membro do Instituto Histórico e geográfico de Montes Claros

* Membro da ACLECIA – Academia de Letras, Ciências e Artes de São Francisco.

* Membro da ACLAV – Academia de Letras, Ciências e Artes de Várzea da Palma.

LITERATURA

NA VENDA DE MEU PAI – Contos regionais

MOMENTOS – Ficção

A VIAGEM – Poesia

POR CIMA DOS TELHADOS, POR BAIXO DOS ARVOREDOS.

*Resumo do encarte Edição comemorativa Luiz de Paula 100 anos – Jornal de Notícias produzido pela Assessoria de Imprensa do PR Minas – Belo Horizonte – 02 de Outubro de 2017