Emater de Várzea da Palma apresenta relatório de atividades na Câmara Municipal

Publicado em: 02/05/2016 10:21

O Extensionista da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) em Várzea da Palma, Sr. Marilson Dalla, esteve presente à sessão ordinária da Câmara Municipal nesta segunda-feira dia 25, para apresentar o relatório de atividades das ações desenvolvidas pela empresa no Município e os resultados alcançados no ano de 2015, nas dimensões econômica, social e ambiental.

Marilson Dalla, em sua explanção, ressaltou o trabalho que a Emater-MG, presente em cerca de 790 municípios do Estado, vem desenvolvendo em Minas Gerais, prestando atendimento a 400 mil famílias de agricultores familiares a cada ano, atuando em diversas áreas, como preservação ambiental, segurança alimentar, implantação de agroindústrias, comercialização e melhoramento genético.

De acordo com os dados divulgados pelo Extencionista, as ações e atividades de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) desenvolvidas em 2015 pela Emater-MG registraram 365.028 atendimentos a agricultores familiares, e 22.386 atendimentos entre médios e grandes produtores rurais e organizações de produtores.

Em nível municipal, o representante da instituição disse que os convênios com as prefeituras municipais são instrumentos importantes para integração das políticas públicas e apoio ao desenvolvimento local. Entre os diversos programas e projetos desenvolvidos pela Emater em Várzea da Palma estão o Programa de Aquisição de Alimentos – PAA, Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, Crédito Rural e Agregação de Valor à produção que visa ampliar a renda das famílias rurais.

Segundo relatório, através do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE foram elaborados 27 projetos com o foco na comercialização da produção da agricultura familiar e alimentação escolar. No total 46 agricultores familiares foram orientados para acesso ao PNAE, sendo que atualmente 19 agricultores estão comercializando no PNAE. O valor arrecadado com a comercialização dos produtos pelos agricultores familiares foi de R$ 58.874,00. O PNAE é um programa do Governo Federal, que estabelece que 30% dos recursos para merenda escolar sejam destinados à compra de gêneros alimentícios produzidos por agricultores familiares.

Os recursos captados para o município com a intervenção da Emater-MG chegaram a um montante de R$ 4.185.596,00, distribuídos entre o Crédito Rural (R$ 3.841.079,00), ICMS Solidário – Lei Robin Hood (R$ 196.906,00), Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE (R$ 58.874,00), Seguro Garantia Safra 2014/2015 (R$ 71.400,00), Programa Brasil sem Miséria – BSM (R$ 10.000,00), Mudas Frutíferas – MCTI ( R$ 2.546,00) e Sementes (R$ 4.791,00).

Para cada R$ 1,00 aplicado pela Prefeitura Municipal nos serviços de ATER, prestado pela Emater-MG em Várzea da Palma, foram revertidos R$ 38,00 para o Município.

O Extencionista enfatizou em sua explanação que a Emater-MG, presente em Várzea da Palma, desde 1973, vem participando ativamente com a Prefeitura, Câmara Municipal, agricultores e demais instituições parceiras, no processo de construção de estratégias e implementação de ações para o desenvolvimento sustentável do Município.

Para a realização das ações de assistência técnica e extensão rural que culminaram com os resultados apresentados neste relatório, a Emater-MG, no Município de Várzea da Palma, contou com equipe técnica e administrativa local formada pelos Extensionistas Agropecuários Marilson Dalla Bernadina e Danilo Azevedo Aguiar, pela Extensionista BES Marilda Santarosa, pelo Auxiliar Administrativo Kleber Nascimento Ramos, e Nelci Maria Gomes da Silva, que exerce as atividades de serviços gerais.

Outros dados:

Público atendido pela EMATER-MG em Várzea da Palma-MG:

Agricultores Familiares - 700

Demais Agricultores - 43