Alunos do 9º Ano da Escola Estadual Joseph Hein visitam Câmara Municipal

Publicado em: 29/05/2013 10:25 | Autor: Vanderli Pereira

Na manhã desta segunda-feira (27/05), a Câmara Municipal de Várzea da Palma recebeu a visita dos alunos do 9º ano M12 do Ensino Fundamental da Escola Estadual Joseph Hein.

Acompanhados da Professora de Geografia Glaucy Marise Aranha os alunos conheceram as dependências do Poder Legislativo (secretaria, contabilidade, assessoria jurídica, gabinete dos vereadores, sala da presidência, plenário, etc) e aprenderam sobre os trabalhos realizados na Casa, as funções dos vereadores e a atual composição do Legislativo Varzeapalmense.

O vereador Erasmo Diniz mostrou seu gabinete aos estudantes e explicou sobre os trabalhos dos Edis. Segundo o vereador, é de suma importância a participação da juventude na vida pública de sua cidade, tendo em vista que como membro de uma sociedade, o jovem tem responsabilidade sobre os rumos que ela vai tomar. “É desta nova geração que sairá os nossos futuros representantes” afirmou Erasmo.

A Câmara Municipal está à disposição para visitas dos estudantes das escolas do Município. A interação entre o Poder Legislativo e as escolas é fundamental para que os jovens alunos compreendam o papel do vereador dentro do contexto social em que se vive e a importância dos poderes públicos que os representam.

Aprenda sobre o Poder Legislativo:

QUAIS AS FUNÇÕES DO VEREADOR?

O vereador, de maneira geral, é o representante do povo. No exercício desta função, o vereador é o fiscal dos atos do prefeito na administração dos recursos do município expressos no orçamento. O vereador também faz as leis que estão dentro de sua competência, e analisa e aprova as leis que são de competência da prefeitura, do Executivo. Em resumo, o vereador recebe o povo, atende as suas reivindicações e é o mediador entre o povo e o prefeito.