Governo Federal irá investir 2,7 bilhões para amenizar os efeitos da seca no semiárido brasileiro

Publicado em: 13/09/2012 09:40 | Autor: Vanderli Pereira

O Governo Federal irá investir 2,7 bilhões, até dezembro de 2012, em ações emergenciais para combater os efeitos da maior seca registrada nos últimos anos na região do semiárido brasileiro. O trabalho é coordenado pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD) e foi reforçado com a criação de Comitês Integrados de Combate à Estiagem.

Para minimizar os impactos da falta de chuva no semiárido o Governo anunciou as seguintes medidas:

- Operação Carro-Pipa: desde maio, 3.360 carros-pipa foram contratados e atuam em 640 municípios, para distribuir água potável à população das localidades castigadas pela seca.

- Bolsa Estiagem: atenderá às famílias de agricultores atingidos pela seca e não assistidos pelo Programa Garantia Safra. O valor do auxílio é de R$ 400 por família e os repasses são feitos de acordo com o calendário e no mesmo cartão do benefício Bolsa Família.

- Linha Especial de Crédito: disponibilizado R$ 1 bilhão, pelo Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), para concessão de crédito de investimento, capital de giro e custeio agrícola e pecuário para produtores rurais, comerciantes, prestadores de serviços, empresas agroindustriais prejudicados pela estiagem na área de atuação da Sudene.

- Programa Água na Escola: terá o investimento de R$ 799 milhões por meio de convênios com os Estados. O objetivo é a instalação de cisternas, sistemas simplificados de abastecimento, barreiros e poços.

- Programa Venda Balcão: criado o subsídio de 10% sobre o preço mínimo na venda de milho para alimentação animal, para agricultores familiares. Os agricultores interessados em adquirir o produto devem procurar a unidade de comercialização da CONAB.

- Antecipação do pagamento do Garantia Safra: serão pagos R$ 680,00 em cinco parcelas, a partir de junho de 2012.