Vereador jairo da Barra visita instalações da ex-fábrica da Eliane Minas em Várzea da Palma

Publicado em: 28/03/2012 15:42 | Autor: Pedro de Oliveira

O vereador Jairo Fraga Teixeira, acompanhado da reportagem da Câmara esteve nesta manhã, dia 28.03, visitando as instalações da ex-fábrica da Eliane Minas, em Várzea da Palma.

O que se pode ver não foi nada animador. Acompanhado da funcionária Sra Zulma, o vereador visitou todas as dependências da fábrica, e constatou in-loco a situação de abandono e corrosão dos maquinários e equipamentos que ainda restam no galpão.

Segundo informações colhidas, o Grupo Eliane se fundiu a empresa Portobello, também de Santa Catarina e o novo Grupo majoritário não tem interesse algum de recolocar a fábrica de Várzea da Palma em atividade.

Segundo a mesma fonte, o interesse da empresa é vender todo o patrimônio em Várzea da Palma, sem fraciona-lo, inclusive a área de lazer que se encontra em estado de abandono, quadras, piscinas, bar etc.

No galpão de produção, é visível o estado de deterioração, parte do maquinário foi transferido pra Bahia, o que aqui ficou já não tem condições de uso, demanda um custo muito elevado para recuperação o que torna inviável sua reativação.

A fábrica iniciou suas atividades em setembro de 1973, com o nome PALMASA-Azulejos Várzea da Palma S/A e pertencia ao empresário Dr. Darcy bessone e seu filho Leopoldo Bessone.

Em 1984 foi adquirira pelo Grupo Eliane de Santa Catarina, da família Gaydzinski e foi fechado definitivamente em 29 de maio de 2009.

A maioria do maquinário de última geração da fábrica, foi transferido para a unidade da indústria no estado da Bahia, que ofereceu muitos incentivos para a instalação da fábrica.

Vejam as fotos tiradas pelo jornalista Pedro de Oliveira.