Primeiro condomínio residencial está quase pronto, cidade entra na era da verticalização

Publicado em: 08/02/2012 09:06 | Autor: Pedro de Oliveira

Há cerca de 15 anos atrás, uma empresa anunciava em Várzea da Palma a construção de um hotel moderno no local onde se encontra hoje o Hotel Casa Grande. Esse empreendimento teria financiamento da SUDENE.

O hotel atenderia a demanda local, uma vez que os empresários que aqui chegavam se hospedavam no Canoeiros em Pirapora, a 40 km de distância. Só que o projeto esbarrou num problema: a cidade não tinha rede de esgoto e estação de tratamento.

Assim, o projeto foi abortado e Várzea da Palma ficou sem o hotel de luxo. Hoje, graças ao empenho do então Prefeito Dr. Gerci David dos Santos (2005 a 2008) e do Deputado Estadual Arlen Santiago, a rede de esgoto foi implantada em Várzea da Palma, a ETE está em pleno funcionamento, e aos poucos a população vai aderindo e realizando as ligações junto a COPASA.

Com o Programa do Governo Federal “Minha Casa, Minha Vida”, que financia moradias a pessoas de baixa renda, Várzea da Palma está prestes a ganhar o primeiro condomínio residencial de sua história, o Condomínio Palmas. O prédio tem 5 blocos com 8 apartamentos em cada bloco, totalizando 40 apartamentos, estando já em fase final de acabamento e pintura.

Acredita-se que todas as unidades foram vendidas, com financiamento da Caixa Federal. Este é o primeiro de muitos prédios de condomínio que deverão ser construídos em Várzea da Palma representando uma nova era na questão da habitação.

A questão é saber se a Prefeitura já tem uma lei específica que regulamenta a matéria. Existe uma Lei de Ocupação do Solo, mas não se sabe se trata desta matéria. Muitas cidades tem sérios problemas com a verticalização dos prédios.

É preciso delimitar onde poderão estes prédios ser construídos e os critérios para sua construção. Várzea da Palma tem várias regiões onde o solo é instável, como no Bairro Nossa Senhora de Fátima, Caiçara, Rua Dr. Ensch, com construções apresentando rachaduras e problemas.

A Escola Osvaldo Vicitim foi interditada devido as rachaduras na sua estrutura. Isso tudo tem que ser avaliado na hora de se conceder uma licença para construção de prédios comerciais e residenciais de grande porte.

A TV mostra diariamente desabamento de prédios em várias cidades. Assim, cabe ao ente governamental- Prefeitura e Câmara de Vereadores - fiscalizar e elaborar leis que previnam qualquer tipo de irregularidade que possa vir causar dano à cidade e à população.